Como crescer a sua base de fãs no SoundCloud usando ‘gates’ de download

Pode ser difícil fazer barulho no SoundCloud, especialmente como um artista novo. No entanto, você tem uma coisa à sua disposição: sua música.

Neste guia, veremos uma maneira simples de usar “gates” para criar um loop viral no qual um usuário faz o download gratuito de sua música enquanto a promove simultaneamente. Os gates nada mais são que portas de download da sua música e para destravá-las, o usuário precisará cumprir alguns requisitos, normalmente de sua escolha,  como seguir, comentar, compartilhar a música no SoundCloud ou em outras plataformas.

Isso é possível graças as APIs das plataformas, a Application Programming Interface possibilita que pessoas criem soluções envolvendo as plataformas, como o pre save, por exemplo, ou o  Tourbox do Songkick.

Aqui no Assim Que Rola nós trabalhamos com duas ferramentas, o HYPEDDIT e o Artist Union. Bora ver como cada uma funciona?

Confira o passo-a-passo:

  1. Crie uma conta na plataforma escolhida;
  2. Crie o gate de download para a sua música;
  3. Promova a música.

HYPEDDIT

Na hora de criar o gate de download, algumas opções você deve levar em consideração na plataforma:

  • Conta Gratuita;

– Você pode enviar somente arquivo mp3 para download;
– Você pode ativar seguir e repostar a track no SoundCloud, mas a opção comentar é somente para usuários PRO;

  • Conta PRO ($9 mensal);

– Você pode ativar: Captura de e-mail, YouTube, Spotify, Apple Music, Deezer, Twitch, Facebook, Mixcloud, Instagram, Messanger, Twitter e Donation;
– Você pode programar a campanha;
– Colocar a track nos New Releases do Hypeddit;
– Enviar um e-mail automático via o Hypeddit para promover outro gate de download seu.

Você pode promover sua música no Hypeddit de duas formas:

  • Promoção para os fãs: Faça com que sua música seja ouvida como faixa promovida nas paradas e novos lançamentos do Hypeddit;

Com planos de $5 a $100 dólares, você promove sua música com alcance de 2 mil a 40 mil fãs de música, o repost no SoundCloud pelas redes da plataforma só aparece nas opções de $50 e $100 dólares, o diferencial está na duração da campanha que vai de 1 dia até 2 meses, dependendo do valor de investimento escolhido.

  • Troca de promoção: Apoie outros artistas e obtenha apoio para a sua música em troca.

Promoção gratuita da plataforma, mas você precisará de créditos para criar uma campanha, você pode adquirir créditos fazendo o download de músicas de outros artistas, quanto  mais créditos, mais downloads e mais promoção na sua track.

ARTIST UNION

Já no Artist Union, a track é importada automaticamente do SoundCloud, você não precisa fazer o upload do arquivo como no Hypeddit. Além disso, mesmo com a conta gratuita, você consegue ativar a captura e-mail, comentários na track no SoundCloud, além de seguir nas redes sociais e plataformas como o Spotify e o YouTube, respeitando o limite de contas, porém o gate não funciona de forma automática, como no Hypeddit, ele exibe o botão apenas.

Promovendo sua música no Artist Union:

  • Você precisará enviar sua música para análise;
  • A plataforma decide quais faixas serão apresentadas para promoção;
  • Você paga pelo envio da música, não pela promoção, assim eles conseguem ouvir todas as músicas;
  • Caso eles não promovam a música, eles enviam um feedback detalhado sobre como melhorar a track;
  • Você pode promover tanto no SoundCloud quanto no Spotify, o plano do pacote custa $100 e individual $50;
  • Eles ainda podem promover em canais adicionais, como no app deles e no Youtube.

Fazendo um comparativo:

  • O Hypeddit tem +  de 500k followers no SoundCloud e o Artist Union tem pelo menos 3 contas, duas delas com quase 1 milhão de seguidores e a MIX Union com +  de 500k;
  • O gate de download do Hypeddit na conta PRO é superior ao do Artist Union, mas a versão gratuita do Artist Union é melhor do que a do Hypeddit;
  • O Artist Union tem opção de promoção no Spotify, mas não é tão significativa assim, por mais que a playlist tenha quase 500k likes lá no Spotify;
  • Para promoção por plays e reposts, eu usuaria ambas as plataformas, mas não no mesmo momento, assim você pode medir os resultados de cada uma.

Curtiram o comparativo? Já testaram alguma delas? Conta para gente nos comentários como foi a sua experiência.