Tour Dates: Como colocar eventos no Spotify, Shazam e SoundCloud

Você já se deparou com um aviso do Spotify que seu artista favorito vai tocar perto de você? Ou no box de datas que o SoundCloud exibe no lado direito da tela? Normalmente, este aviso é exibido quando você está ouvindo determinado artista ou simplesmente navegando por seu perfil, o que é extremamente cômodo e útil na hora de divulgar um show, tanto para o artista, quanto para o público e principalmente para o produtor do evento.

Acontece que muitos produtores e artistas não fazem ideia de como fazer isso, se cada produtor cadastra-se o seu evento me pouparia muito trabalho (risos!).

Hoje em dia é possível cadastrar seu evento através de 3 parceiros do Spotify: Ticketmaster, Eventbrite e Songkick. No exterior já é possível inclusive comprar o ingresso sem sair da plataforma. Mas hoje eu vou explicar como cadastrar o seu evento através do Tour Box do Songkick, que foi o primeiro e por muito tempo o único.

O melhor de tudo: O serviço é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar.

Não sei se já repararam, mas aqui no Assim Que Rola temos uma página para os artistas com os quais trabalhamos, por exemplo o Vintage Culture. Graças ao Songkick, eu coloco as datas do artista em um lugar só e ele atualiza todas as plataformas, além de te dar a opção de colocar o código deles no seu site, exatamente como fizemos:

Vamos ao passo-a-passo?

#1 Cadastre-se

Para ter acesso ao tour box do Songkick você precisa se cadastrar no site, pode ser autorizando via login com o Spotify ou Facebook, ou se preferir o jeito tradicional, e-mail e senha também funcionam.

#2 Adicione um artista

Procure pelo nome do artista conforme listado no Spotify, caso você não o encontre, basta criar. Se você é o produtor do evento, não precisa adicionar todos os artistas, basta adicionar o principal e quando for cadastrar o evento, incluir os demais artistas no mesmo evento.

#3 Criando o evento

A primeira coisa a se fazer é selecionar entre as opções concert e festival. Logo depois, veja se o clube ou venue está cadastrado, se já tiver cadastrado você pode editar e colocar mais informações ou criar um novo, além de poder informar apenas a cidade também. Informação útil: Alguns artistas possuem o perfil protegido, normalmente os mais populares, por isso pode ser que você não consiga cadastrar de primeira, mas basta entrar em contato com o suporte e enviar flyer, evento no facebook, link de venda de ingressos oficial que eles liberam o cadastro (costuma ser bem rápido também!).

Na opção de festival, ao incluir a lista dos artistas e a data de início e fim do festival, o artista recebe o evento e marca o dia específico que ele vai tocar no festival.

#4 Adicionando Links

Você tem a opção de colocar link de ingressos, link de meet & greet e o que mais achar pertinente, quanto mais informação, melhor.

#5 Funções Extras

Você pode programar o dia de anúncio do seu evento, pode cadastrar e-mail dos fãs para receberem notificações do seu show, além disso (se você é um artista) você pode proteger o seu perfil e só liberar as datas para serem publicadas depois de aprovação.

#BÔNUS: [Artistas]

Ao contrario do Spotify, Deezer, Pandora, Shazam e muitas outras plataformas, onde o Songkick publica as datas automaticamente, plataformas como o Facebook e SoundCloud precisam ser configuradas uma vez, assim como o seu site. Para isso, no seu perfil clique em “Partner Network” escolha a plataforma que deseja incluir o tour box ou clique no widgets para incluir no seu site. O Songkick explica tudo bem detalhado e você pode fazer sozinho, é super fácil.

Espero que tenham curtido a dica!