O aplicativo de vídeo viral de propriedade da ByteDance acaba de lançar sua própria plataforma de promoção e distribuição de música, chamada SoundOn. Na última quarta-feira (8 de março), o TikTok entrou oficialmente no negócio de distribuição de música com um novo serviço chamado SoundOn.
O SoundOn já está ao vivo no Reino Unido, EUA, Brasil e Indonésia e permite que os artistas enviem suas músicas diretamente para o TikTok e RESSO.
Também pode distribuir suas músicas para outras plataformas como Spotify, Apple Music e Instagram.
O TikTok confirmou que a plataforma de distribuição digital TuneCore, de propriedade da Believe, foi escolhida como seu parceiro de distribuição para o SoundOn.
Em suma, isso significa que os artistas que fizerem upload de suas músicas para o TikTok SoundOn terão essas músicas distribuídas para outras plataformas de streaming via TuneCore.
A TuneCore tem sido a parceira de distribuição do serviço, desde que o SoundOn foi lançado discretamente na versão beta em setembro do ano passado.
Antes do SoundOn existir, o TikTok tinha um parceiro de distribuição diferente, a plataforma independente de distribuição de artistas UnitedMasters, que fechou um acordo com o TikTok em agosto de 2020.
Esse acordo não está mais em vigor, mas o UnitedMasters foi escolhido como um dos seis “parceiros de som certificados” do TikTok.
Conforme revelado em outubro, este acordo de “Sound Partner” permite que as marcas aproveitem a música distribuída pela UnitedMasters para mini-sincronizações na plataforma TikTok.
Outros parceiros de som do TikTok incluem a casa de música de produção com sede em Estocolmo, a Epidemic Sound e o mercado de licenciamento de música B2B com sede em Los Angeles, Songtradr.
O TikTok disse na semana passada que seu novo serviço SoundOn paga 100% de royalties aos criadores de música no primeiro ano e 90% depois disso e fornece uma variedade de ferramentas promocionais e suporte.
De acordo com as perguntas frequentes do SoundOn , os artistas poderão “obter 100% de royalties por tempo ilimitado” para plataformas In-Bytedance, incluindo TikTok e Resso.
Enquanto isso, o TuneCore tem atualmente três opções diferentes para seus clientes diretos – incluindo pagar por single ou por álbum, ou fazer upload apenas para plataformas sociais.
A opção Social Platforms, lançada pela TuneCore em novembro de 2021, não tem taxa inicial. No entanto, a TuneCore participará do que chama de “pequena parcela da receita” gerada por essas faixas nas plataformas sociais.
Em setembro, o chefe global de música do TikTok, Ole Obermann , disse “Em resumo, estamos tornando mais fácil para [artistas independentes] colocar suas músicas no TikTok, e vamos trabalhar com eles para entender melhor alcance seu público no TikTok”.
Ele acrescentou “Através do SoundOn vamos organizar o ecossistema de artistas sem contrato de uma forma que não existe hoje e nunca existiu antes.
“Acho que isso tornará mais fácil para os artistas encontrarem seus fãs. E então para as gravadoras e editoras encontrarem esses artistas. Todo o processo de A&R [da indústria], eu acho, se tornará mais eficiente por trás disso.”
O TikTok descreve sua nova plataforma SoundOn como “uma plataforma completa para marketing e distribuição de música” e diz que foi projetada “para capacitar artistas novos e desconhecidos”.
Os artistas que se inscreverem na plataforma também terão acesso a informações e desenvolvimento do público, bem como “conselhos de especialistas” de uma equipe dedicada de artistas da SoundOn.
Os artistas participantes também terão acesso à guia de músicas do TikTok, onde as músicas são vinculadas nas páginas de perfil e suporte promocional por meio do marketing de criadores na plataforma TikTok.
O TikTok afirma que o SoundOn já está oferecendo oportunidades adicionais para artistas e criadores de música que começam no TikTok, e observa que os artistas já assinaram contratos de gravação e publicação e trabalharam com co-escritores e “nomes estabelecidos”.
Artistas citados pelo TikTok como tendo encontrado sucesso depois de se inscrever no SoundOn, até agora, incluem Abby Roberts e Chloe Adams no Reino Unido, e Games We Play e Muni Long nos EUA. (Este último é considerado um dos artistas mais procurados de 2022 entre as principais gravadoras dos Estados Unidos.)
E aí, alguém já se cadastrou por lá? Conta pra gente sua experiência.
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