Como ser assinado por uma label

Cada artista musical sonha em compartilhar sua música com as pessoas e ser ouvido em todo o mundo. Para realizar esse sonho, surgem as grandes gravadoras, que fornecem ao artista tudo o que ele precisa – equipe de produção musical, equipamentos, conexões com a indústria musical, dinheiro, promoção e tudo o que for necessário para que um artista se concentre apenas em criar música . No entanto, embora pareça um conto de fadas perfeito, existe uma certa barreira para um artista ser contratado por uma label.

Felizmente (ou não), hoje em dia não basta um artista ter apenas talento – na verdade, ele precisa de muito mais do que isso. Cada vez que uma gravadora contrata um artista, ela tem certeza de que o dinheiro que investiu em um novo ato será devolvido com juros. Portanto, alguns padrões indizíveis foram formados para um artista conseguir um contrato de gravação. Algumas pessoas argumentam que os padrões mudaram devido à existência da Internet e das mídias sociais, porém, algumas pessoas pensam que tudo continuou da mesma forma, exceto a abordagem.

Para assinar com uma gravadora, o artista deve ter:

#1 Documentos profissionais (Press kit, fotos de imprensa e biografia):

Ser um artista musical profissional é um trabalho. E para se candidatar a um emprego é necessário ter alguns documentos profissionais. Na indústria da música, para se representar, um artista deve ter aqueles que são iguais a um currículo e portfólio tradicionais: Presskit, fotos de imprensa e biografia. As gravadoras não trabalham com quem tem a música como “hobby” – investem em músicos profissionais, cuja vida depende toda da música. Portanto, esses documentos são imprescindíveis para que um artista seja percebido como alguém que está pronto para trabalhar em nível internacional.

#2 Música, mais demos:

Quanto mais música um artista tiver, melhor. Nesse caso, os scouts da gravadora terão o que escolher, além de mostrar o quão experiente é um artista. Mas nem sempre se trata de ter músicas originais – covers também funcionam, desde que tenham um bom som e sejam gravados profissionalmente. Ter registros de alta qualidade mostra que um artista investe no que faz e acredita que realmente vale a pena. Mais uma vez, executivos de todos os setores contratam aqueles que se concentram em fazer suas tarefas da maneira mais perfeita possível e vão acima e além disso. Se um artista quer ser contratado por uma grande gravadora – então ele ou ela tem que fazer soar tão bom quanto a música dos artistas dessa gravadora.

#3 Presença ativa nas mídias sociais (pelo menos uma plataforma com uma base solida de seguidores):

Uma vez que 55% das pessoas em todo o mundo (4,33 bilhões) usam as mídias sociais, é a melhor maneira para um artista aumentar sua base de fãs e mostrar a uma gravadora que eles têm apoiadores suficientes prontos para pagar pelos ingressos dos shows e música. Antes da existência da Internet e da mídia social, os olheiros podiam descobrir o quão famoso um artista é apenas de uma maneira – assistir a shows de artistas e ver o quão grande é a multidão. Hoje em dia, basta abrir um telefone e ver a popularidade de um artista em qualquer uma das principais redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook, SoundCloud ou TikTok. Algumas pessoas afirmam que se um artista for realmente talentoso e fizer o melhor que pode para realizar seu sonho, ele descobrirá como aumentar seu público. Quer seja verdade ou não, há uma coisa certa – ter pelo menos 10.000 seguidores reais (um número amplo, tudo depende da atividade e do envolvimento do fã) é o suficiente para uma gravadora ver que há potencial no sucesso do artista.

#4 Shows (lista de gigs anteriores):

Ter uma lista de shows eleva o futuro artista a outro nível aos olhos dos olheiros das gravadoras. Mostra compromisso, determinação e crença em um sonho do lado do artista e uma oportunidade potencial de lucro do lado de uma gravadora. Se um artista faz shows, significa que ele domina suas habilidades de se apresentar e treinar emocionalmente na frente da multidão, sem falar em se expor, atraindo novos ouvintes. Significa também que um artista é realmente capaz de preencher um espaço e vender ingressos, o que é um ponto essencial para uma gravadora. Se houver potencial para ganhar dinheiro, uma grande gravadora não o deixará passar.

#5 Conexões da indústria e visibilidade:

Para ter sucesso em qualquer área, é necessário ter conexões e know-how para fazer networking e a indústria da música não é diferente disso. Isso fará mais “barulho” em torno do nome de um artista para uma gravadora se ele ou ela for considerado como tendo um relacionamento com pessoas da indústria – colaborações com artistas, menções na imprensa, entrevistas, trabalho anterior / atual com gerentes, etc. Não só destaca que um artista está longe de ser um “iniciante”, mas também melhora sua reputação e imagem, o que é mais um motivo para uma gravadora oferecer um contrato.

#6 Momento e descoberta:

Isso pode ser algo que os artistas não podem controlar e não podem afetar de forma alguma. Se em todos os pontos anteriores tudo depende de um artista e de suas ações, aqui eles nunca saberão quando essas “descobertas” e “momento” realmente acontecerão. Além disso, só isso pode riscar se um artista não tiver tudo o mais – contanto que o público enlouqueça com esse talento repentinamente descoberto e não o deixe ir, uma gravadora pode tomá-lo em suas próprias mãos e oferecer um contrato de gravação que funcione em qualquer outra coisa.

#07 Dinheiro para investir em seus releases:

Afinal, tudo o que foi mencionado acima chega a um ponto – dinheiro. Um artista pode ter muitos seguidores e shows anteriores (o que mostra receita potencial para um artista), conexões e visibilidade no setor (significa que outros veem potencial para dinheiro), música de trabalho e mais demos (mais música – mais streams – mais lucro ), impulso e avanço (que é um vazamento repentino de dinheiro) ou se simplesmente têm dinheiro real para investir em si mesmos também. Não há dúvida de que será muito mais fácil conseguir um contrato com uma gravadora se eles virem que um artista pode investir dinheiro em seu trabalho tão bem quanto eles.

Obviamente, um artista pode não ser capaz de ter tudo o que foi mencionado acima, mas é aquele ditado: quanto mais, melhor. No entanto, está no poder do artista fazer documentos, gravar demos, construir uma base de fãs e conexões com a indústria, bem como se candidatar a shows e oportunidades para se apresentar. O mais importante, precisam permanecer apaixonados, pacientes e ter expectativas moderadas, já que o caminho para a fama e o sucesso não é tão fácil e precisa de consistência. Lembrando que cada artista tem uma história diferente, por isso, mantenha-se comprometido e não aceite um “não” como resposta.