O que muda com o fim dos likes?

Acredito que todos já tenham visto a nova atualização de um dos aplicativos mais usados do mundo, o Instagram.  O aplicativo começou um novo teste recentemente no Brasil, já adotado pelo Canadá. Os números de curtidas em fotos e visualizações em vídeos foram ocultados, agora somente o usuário dono de sua conta poderá ter acesso a essas informações e números.

Em nota a empresa do aplicativo afirmou, “Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”. A expectativa é que isso ajude sua comunidade a engajar mais e se preocupar menos com a aceitação social, ou seja, compartilhar mais suas histórias sem pensar nas curtidas.

Mas até aí tudo bem, a questão é; o que muda com essa nova atualização do Instagram para o Marketing Digital?

O que muitas pessoas não sabem é que na verdade, não muda nada. Essa mudança não afeta as métricas, mas sim a experiência dos usuários na plataforma. Inclusive, gostamos muito dessa ideia do aplicativo de deixar as pessoas mais confortáveis em suas redes sociais, mas confesso que no começo estávamos preocupados em como isso afetaria os anúncios e suas performances.

Ao longo do tempo surgiram muitas ferramentas de bot que interferiram diretamente nos números de likes (bot é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como um robô faria). Inclusive o Brasil e a China são famosos por explorar e fazer uso de tais ferramentas, chegando a exportar os serviços para outros países. Com os fake likes, criou-se uma falsa imagem de sucesso, além de interferir no investimento na plataforma. Talvez seja por esse motivo que o Brasil foi uns dos primeiros países que o Instagram começou a rodar os testes, porque agora a preocupação está em gerar conteúdo de qualidade, retomando os investimentos na plataforma para que esse conteúdo seja exibido numa frequência maior e o mais importante, para as pessoas certas. Onde o conjunto de boas estratégias de marketing retorna ao spotlight do universo de posicionamento nas redes sociais, para a nossa alegria!

Para medir um bom resultado de marketing usamos métricas, mas os números superficiais de likes não são os responsáveis pelo bom desempenho de uma campanha e sim as conversões e leads que você atrai para sua empresa. No Assim Que Rola trabalhamos para montar uma base de dados eficaz, buscamos não só atingir muitas pessoas, mas as pessoas certas acima de tudo. Esse trabalho de construção de imagem na internet não é algo que acontece da noite para o dia, é um trabalho de brand awareness que busca gerar não só consciência da marca, mas também trabalhar a sua conscistência.

Muitas marcas e clientes acharam que com a nova mudança da plataforma, além de terem mais liberdade para postar o que quiser na hora que quiser, poderiam se ver livres dos anúncios na plataforma. O que na verdade acontece é exatamente o oposto disso, agora mais do que nunca quem quiser sobreviver na plataforma terá que recorrer aos anúncios para gerar engajamento real (ou esperar o surgimento de outra rede social para surfar a onda do orgâncio enquanto pode!).

ATENÇÃO:

Vale lembrar que para os usuários que não estejam no Brasil ou no Canadá, as informações não estão sendo ocultadas, mesmo que você seja brasileiro e viaje pro exterior (e vice-versa) você conseguirá ver os likes de todos os perfis, já que os testes estão sendo baseados na localização do usuário e não do país de origem.

E aí, você também tem uma empresa e trabalha com a internet? Tem alguma dúvida que você queira tirar com a gente? Deixa aqui nos comentários e faremos o possível para responder a todos.