Love Parade, o lendário festival de rua

No verão de 1989 em Berlim surgiu a Love Parade, uma festa de música eletrônica aberta ao público que tinha como propósito reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade tendo a música como principal protagonista. O projeto foi iniciado pela cena underground de Berlim e em seu primeiro ano de existência reuniu cerca de 150 pessoas nas ruas. O evento foi concebido como uma manifestação política de paz e a compreensão através do amor e da música. O desfile acontecia anualmente nas ruas e o publico crescia exponencialmente a cada ano que se passava, até ter que ser realizada num local maior, um dos cartões postais mais famosos da cidade, o Tiergarten Park no centro da cidade.

Muitas pessoas do interior da Alemanha e do exterior viajavam para Berlim para participar do desfile, mais de um milhão de pessoas compareceram nos anos de 1997 a 2000 e 800 mil em 2001. Diversos trios elétricos com as mais variadas atrações e vertentes desfilavam no percurso. Techno, Trance e House eram os estilos com maior presença representados por nomes como: Paul Van Dyk, Armin Van Buuren, Sven Vath, Tiesto, Sasha, Richie Hawtin e Carl Cox. A edição de 2010 chegou a contar com um trio elétrico brasileiro e Djs brasileiros.

A Love Parade era tido como um evento bastante pacífico para um evento desse tamanho, tendo poucos casos de desordem registrados. O desfile era um lugar de bastante irreverência onde alguns mostravam e apreciavam as tendências exibicionistas de outras pessoas. Era comum os participantes levarem brinquedos, fantasias e ou outros itens, como manequins infláveis e máscaras. Muitas vezes, a multidão era criativa em termos de roupas (ou falta dela) e aparência.

Mudanças de Locais

A Love Parade 2007 foi planejada para Julho de 2007 em Berlim. No entanto, o evento de Berlim foi cancelado em fevereiro daquele ano porque o Senado não emitiu as licenças necessárias naquele momento. Após negociações com várias cidades alemãs, no dia 21 de julho, foi anunciado que o desfile mudaria para a área do Ruhr nos próximos cinco anos. O primeiro evento ocorreu em Essen em 25 de agosto e recebeu 1,2 milhão de visitantes, mais que o dobro em comparação aos 500 mil que participaram do desfile de 2006 em Berlim.

No ano seguinte, em Julho de 2008, o festival mudou para Dortmund, sob o lema Highway of Love (estrada do amor). O evento foi planejado como um “fim de semana de amor”, com festas em toda a região. A estimativa oficial é de que 1,6 milhão de visitantes participaram, tornando-se o maior desfile de rua até a data.

O evento de 2009, planejado para Bochum, foi cancelado.

Tragédia

Em 2010, a 19ª e última edição foi realizada em Duisburg e contou com 1,4 milhão de pessoas. A Love Parade era conhecida por ser um evento tranquilo e pacífico, mas na edição de 2010, 21 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas. O local do acidente era um túnel de uma antiga ferrovia já desativada onde seria o mainstage do último dia do evento.

O esquema de isolamento do túnel elaborado pela polícia foi previamente classificado como problemático para as operações táticas e por esse motivo a brigada de bombeiros se colocou contra o esquema armado pela polícia e contra o local de realização por ser muito estreito para uma quantidade tão grande de pessoas.

Num determinado momento a rampa de acesso ao túnel foi liberada pela polícia e o fluxo de milhares de pessoas indo na mesma direção para um local fechado, o fez superlotar rapidamente causando tumultos pela pressão de muitas pessoas em um local que não comportava aquela quantidade. Muitas pessoas começaram a tentar sair da rampa do túnel escalando as estruturas metálicas perto das paredes gerando mais pânico ainda. A pressão causada pela multidão no local ficou tão extrema que várias pessoas morreram vítimas de sufocamento, e outras centenas ficaram feridas. O que se tornou um caos ainda maior com a falta de êxito das autoridades ao tentar chegar a tempo de salvar as vítimas devido à gigantesca massa presente no local.

Após a tragédia, a organização da Love Parade anunciou que não haveria mais o evento em respeito às vítimas e suas famílias.

Em respeito às vítimas do lendário evento, Armin Van Buuren, Paul Oakenfold e Paul Van Dyk criaram a música “Remember Love” mostrando diversos momentos das edições realizadas:

Se você quiser conhecer um pouco mais da história do Love Parade, tem um documentário disponível no YouTube também: