Descomplicando a Síntese Sonora: Parâmetros

Como já vimos aqui, a síntese sonora é o processo de criação de sons através da manipulação de ondas sonoras. Também já vimos os tipos de síntese sonora aqui, que variam entre as sínteses aditiva e subtrativa, além das sínteses por modulação, que podem ser de frequência (FM) ou amplitude (AM), além de outros tipos como a granular, por exemplo.

Neste post, veremos quais parâmetros são apresentados nos sintetizadores, tanto nos hardwares quanto nos softwares. Existem muitos sintetizadores disponíveis no mercado que trabalham com diferentes tipos de sínteses, com aparências e layouts que se diferem entre si, mas alguns parâmetros estão presentes na maioria, assim que você entende esses parâmetros, facilmente você poderá transitar entre todos eles, vamos nos orientar pela síntese subtrativa para esse post (a mais comum).

Então, vamos lá!

Geradores  de  Áudio

Osciladores (VCO)

Produzem as formas de onda, sendo as mais comuns: senoidal (sine), triangular (triangle), quadrada (square ou, mais raramente, rectangle), dente-de-serra (saww). Também são comuns as ondas do tipo pulso (pulse wave), semelhante às ondas quadradas, mas permitindo a modulação da largura do pulso (pulse width modulaton). Sonoramente, o que caracteriza cada forma de onda são seus parciais harmônícos e respectivas relações de amplitude.

Filtros  (VCF)

Eliminam porções do espectro sonoro, permitindo maior controle sobre as sonoridades obtidas. Os mais comuns são os passa-baixas (low pass), passa-altas (high pass), passa-banda (band pass) e rejeita-banda (band reject ou notch).  Abaixo você confere as características de cada um deles.

HI & LOW PASS FILTERS

Como você pode ver nas figuras abaixo, um filtro low pass fará exatamente isso, permitirá que todas as frequências mais baixas (dependendo do limite definido) passem pelo filtro e cortem todas as frequências altas. Eles geralmente são usados para moldar o som e livrar-se de chiados ou tremores indesejados. Um filtro passa-alta faz exatamente a mesma coisa, mas se relaciona com o limite inferior da nossa faixa de frequência; usamos um filtro passa-alta para remover itens como ruídos baixos.

BAND PASS FILTER

Um filtro passa-banda elimina todas as frequências que não estão dentro de uma banda específica em ambos os lados da frequência selecionada, imagine um filtro passa-baixas e passa-altas em um.

NOTCH FILTER

Não é comum em muitos sintetizadores, o filtro notch funciona ao contrário de um filtro passa-banda e elimina todas as frequências em uma faixa específica de frequências.

 

Amplificadores (VCA)

Além de controlar a amplitude geral do som, o módulo VCA é caracterizado pela presença do envelope de amplitude, na maioria das vezes seguindo o modelo de envelope ADSR.

Geradores de Controle

Não produzem som diretamente mas controlam parâmetros dos geradores de áudio (frequência, amplitude, frequência de corte ou ressonância de fltros, largura da onda pulso, etc).

LFO

A sigla por si só significa ‘oscilador de baixa frequência’ e é um sinal eletrônico abaixo de 20 hz (audição humana) e é esse parâmetro que é usado para modular nossos sintetizadores de forma cíclica (fica repetindo). Muitos sintetizadores possuem vários LFOs diferentes, para que você possa enviar o mesmo sinal através de vários LFOs para criar combinações muito interessantes.

Dentro do LFO, podemos definir os seguintes ajustes:

Frequência:

Velocidade da modulação, geralmente chamada de RATE.

Amplitude:

Quanto o LFO vai afetar o parâmetro, em geral identificada como ‘amount’ ou ‘depth’.

Forma de onda:

Em geral as quatro formas básicas, mais ruídos de baixa frequência.

Envelopes

Este é o elemento final pelo qual o som passará antes de sair do sintetizador, geralmente há vários deles em um sintetizador, para que você possa direcionar o som de várias maneiras diferentes. No envelope, o controle não é cíclico (acontece apenas 1 vez) e o mais comum é o modelo ADSR, tendo sempre os mesmos parâmetros que são descritos abaixo.

Ataque (Attack)

O ataque do som é a inclinação inicial que o som segue quando é produzido pela primeira vez.

Decaimento (Decay)

Refere-se ao tempo que leva para a nota ir do nível máximo para o nível de sustentação.

Sustentação (Sustain)

O nível de sustentação está relacionado ao nível em que a nota está enquanto está sendo mantida.

Repouso (Release)

O repouso significa o tempo que a nota leva para passar do nível sustentado ao silêncio.

Por hoje é só, espero que o conteúdo não tenha ficado muito extenso e vocês possam ter compreendido melhor. Qualquer dúvida, deixe seu comentário.