Conheça um festival onde só mulheres podem participar

Já pensou em não poder ir a um festival ou espaço pelo fato de você ser do sexo masculino? Para a mulherada, em contra partida, imaginem um festival onde você não tem que se preocupar com assédio ou situações constrangedoras porque o festival só tem mulheres?

Pois isso existe, talvez não por esses motivos, mas a ideia do festival Madre Terra é “de colocar os saberes ancestrais resgatados a serviço das mulheres que estão buscando se encontrar nessa jornada do autoconhecimento. Somos um coletivo de mulheres que vem se experimentando há alguns anos, compreendendo esse mistério que é ser mulher! Estudando nossos poderes, nossas potências. O chamado de construir um projeto como esse veio crescendo e tomando forma em nosso caminho. Sentimos esse Festival como um grande presente da Deusa! Para todas nós mulheres”, elas contam.

Programação e Espaço

O festival acontecerá de 23 a 25 de novembro em Eusébio, cidade próxima a Fortaleza/CE. A programação do festival é bastante interativa, com 6 ambientes voltados desde a música, terapias holísticas, meditações até espaços para mães e filhos. “A Full Moon é ventre do festival, um templo onde acontecem rituais, danças, interações e conexões, muitas conexões! Lá trabalhamos a dança como medicina e o corpo como uma vigem altamente complexa e transformadora. Basta estar disponível para acessar essa verdade. No Espaço Lua Nova, abrimos rodas de conversa e troca de saberes sobre os mais variados temas que envolvem o feminino. Acreditamos que sabedoria é empoderamento. No espaço das curandeiras nossas fadas cuidam das mulheres através de várias terapias holísticas. Aqui acontecem também meditações e banhos de ervas, Tenda da Lua, Vaporização e Benção do útero; Consultas de Tarô e Leitura de Aurea.”

Lá também é permitido acampar “Temos uma ampla área de camping sombreada e tranquila e temos um restô vegetariano.”

Música

É perceptível que o Madre Terra é uma experiência em vários sentidos, porém a música não é a principal atividade. “A música é apenas uma das grandes potências do nosso encontro. Nos conectamos com os sons a todo instante e em toda a experiência do nosso festival. Mas não é necessariamente um Festival de música. Não somente isso. Temos rodas de cantos, cerca de 40 horas em 3 dias de vivências exclusivas para o corpo e músicas diversas. E sábado à noite temos uma “festinha” com musicas gypsy e um chill delícia pra mulherada!”.

Já em Palmas, no Tocantins, acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro, o Sonora Festival Internacional de Compositoras, voltado para a música em primeiro plano e que também tem outras oficinas e minicursos. Todos que irão se apresentar no festival são mulheres. Em 2016 esteve em 06 países e 21 cidades, em 2017 alcançou 15 países e 62 cidades e agora, na sua terceira edição o Sonora chega em 16 países e 74 cidades, se tornando o maior festival de mulheres do mundo.        

Envolvimento com a produção

Hoje, o Sonora é uma grande rede de mulheres compositoras e produtoras culturais espalhadas pelo mundo. É um evento independente realizado por uma rede de produtoras e compositoras ativistas que acreditam no poder de transformação da arte e cultura.

No Madre Terra as mulheres também são as envolvidas na produção “Somos um Festival de Mulheres. Feito por Mulheres e para Mulheres. Há somente 1 homem no nosso coletivo, e quando os portões do Festival abrem pras Mulheres entrarem, ele vai embora. Rs”.

O dia em que todas as mulheres perceberem que não precisam dos homens para nada será o nosso fim, tem muito marmanjo por aí precisando mudar o mindset e começar a respeitar as minas! Inclusive, recentemente a Marimai fez um post com um manual de como não ser um c*zão no rolê.