Burning Man divulga o tema da edição de 2022

O famoso festival de contracultura Burning Man, que atrai dezenas de milhares de pessoas ao deserto de Black Rock, no estado de Nevada (EUA), que teve suas duas últimas edições canceladas por conta da pandemia global está de volta ano que vem. O tema Waking Dreams”, foi divulgado na última quinta-feira.

O tema do Burning Man de 2022 explorará o poder transformador dos sonhos, tanto literais quanto figurativos, e celebrará os sonhadores que canalizam essa energia potente de maneiras reveladoras, muitas vezes surrealistas, às vezes transformadoras. Pois o que é Black Rock City senão uma manifestação coletiva dos sonhos da comunidade?

“Sonhei que era uma borboleta voando no céu; então eu acordei. Agora me pergunto: sou um homem que sonhou em ser uma borboleta ou uma borboleta sonhando que sou um homem? ”Zhuang Zi

Todo mundo sonha, e ninguém sabe por quê. Desde o início dos tempos, as pessoas se esforçam para explicar o inexplicável: como forma de receber mensagens do sobrenatural, como meio de viagem astral para a alma, como um portal para nossas vidas passadas, até mesmo como um vislumbre de uma espécie de meta-realidade, para a qual o que percebemos como vida desperta é na verdade apenas um sonho.

Há uma longa história cultural de pessoas que trabalham para acessar e influenciar seus sonhos e para canalizar o insight subconsciente para a criatividade desperta. Desde dormir em camas de sonho especialmente feitas em templos para melhor receber inspiração divina, até manter diários de sonhos e outros tipos de trabalho dos sonhos. Esses métodos costumam ser projetados para aumentar a incidência de sonhos lúcidos – a consciência de que se está sonhando enquanto está dentro do sonho – ou simplesmente para lembrar melhor os pensamentos e impressões que, de outra forma, tendem a evaporar tão rapidamente ao acordar.

Essa reintegração da consciência do sonho e da vigília que alimenta o surrealismo também se parece muito com a forma como muitas pessoas descrevem sua experiência no Burning Man, como uma espécie de sonho acordado que pode se aproximar de um estado psicodélico, mesmo sem o uso de drogas. Isso reflete não apenas a profusão de arte surrealista na playa todos os anos, mas o próprio ambiente, uma paisagem austera e sobrenatural saída de uma tela de Salvador Dalí.

“Jogue seus sonhos no espaço como uma pipa, e você não sabe o que isso trará de volta, uma nova vida, um novo amigo, um novo amor, um novo país.”Anaïs Nin

É um aspecto característico da cultura do Burning Man transformar nossos sonhos em ações no mundo. Não apenas uma transformação interna, mas uma externalização dessa visão, dobrando o arco da realidade em direção ao fantástico e trazendo o mundo junto.

A palavra “radical” no princípio da auto expressão, se refere não a algo extremo ou revolucionário, mas àquilo que surge do ser mais profundo de cada um, literalmente da raiz do seu ser. Sugere formas de expressão criativa baseadas não nas tendências do mercado ou em qualquer estética popular, mas na visão única de mundo de um indivíduo. Como já dissemos, descobrir essa verdade interior nunca é fácil, nem mesmo manifestá-la no mundo, no entanto, existem aspectos da experiência do Burning Man que podem ajudar a catalisar o processo.

“O mundo precisa de sonhadores e de realizadores. Mas, acima de tudo, o mundo precisa de sonhadores que o façam. ”Sarah Ban Breathnach

Seja um sonho de expressão artística, um desejo de se conectar com outras pessoas em uma sociedade fragmentada ou simplesmente um desejo de viver uma vida mais significativa e autêntica, Burning Man é o lugar onde os sonhos podem se tornar realidade.

E aí, qual é o seu sonho? Pretende explora-lo no Burning Man 2022?