Tidal lança streaming gratuito e nova monetização para artistas

O Tidal fez uma série de anúncios este mês que irão adicionar novos recursos ao serviço de streaming. Primeiro, estão lançando um plano gratuito com anúncios no mesmo nível do Spotify. O Tidal Free, como está sendo chamado, dará aos usuários acesso às 80 milhões de músicas do serviço. A qualidade do streaming chega a 160 kbps. Em seguida, estão adicionando novas opções de pagamento direto para artistas.

A ideia do plano gratuito é que usuários conheçam a plataforma e comecem a considerar um dos planos pagos — que custam R$ 16,90 e R$ 33,80 mensais. Se você quiser, é possível fazer um teste de 30 dias sem custos para conhecer os benefícios das versões pagas. A diferença é a quantidade limitada de interrupções, além da qualidade sonora, a qualidade do streaming gratuita é AAC chegando a 160 kbps, enquanto os planos pagos (HiFi e MASTER) que são mais imersivos chegam de 1411 kbps à 9216 kbps.

Já as novas opções de pagamento serão divididas em pagamentos diretos ao artista e royalties centrados nos fãs. Os pagamentos diretos ao artista é um programa inovador e dará aos artistas acesso a um fluxo de pagamento adicional, para que possam se beneficiar diretamente de seus maiores fãs no Tidal. A cada mês, uma porcentagem das taxas de assinatura dos assinantes HiFi Plus será direcionada ao artista mais transmitido, que eles verão em seu feed de atividades. Este pagamento direto ao artista é adicionado aos royalties de streaming.

A abordagem é um pouco diferente em relação aos royalties. Neste novo modelo, os royalties atribuídos aos assinantes HiFi Plus não serão agregados. Em vez disso, os royalties serão pagos com base na atividade real de streaming de assinantes individuais HiFi Plus, em oposição ao método aceito pela indústria de agregar streams, capacitando os fãs a desempenhar um papel maior no sucesso de seus artistas favoritos.

Essa mudança será suficiente para fazer as pessoas mudarem para o Tidal? A concorrência é sempre bem-vinda e garante recursos e serviços ainda melhores para nós, clientes.