Como o K-pop está se disseminando mundialmente

Gênero musical que surgiu na Coreia do Sul, o K-pop vem se popularizando mundialmente cada vez mais graças à  mistura de melodias e coreografias que viciam e inúmeros artistas sul-coreanos que passam anos em estúdios aprendendo a cantar em dançar com perfeição e sincronia.

O K-pop, em particular, tornou-se mais visível para o público global nos últimos cinco a dez anos. Artistas sul-coreanos alcançaram a lista da Billboard Hot 100 pelo menos oito vezes desde que as Wonder Girls entraram no ranking em 2009 com seu hit “Nobody”, que foi lançado em quatro idiomas diferentes, incluindo o inglês. Apesar do idioma da maioria das músicas ser o coreano, os artistas também produzem em inglês, o que aumenta o alcance mundial das músicas sem trazer tantos problemas em relação à cultura sul coreana, visto que o inglês é considerado o segundo idioma no país, sendo inclusive ministrado de forma obrigatória nas escolas.

A exportação do K-pop inflou a música da Coreia do Sul para uma impressionante indústria de US$ 5 bilhões. Em momentos de tensões geopolíticas intensas, o K-pop assumiu um significado sociopolítico totalmente novo, já que a Coreia do Sul orgulhosamente exibe sua exportação cultural mais conhecida do mundo. Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Fevereiro de 2018 no país, os atletas sul coreanos marcharam no desfile dos países com o acompanhamento de músicas de sucesso do K-pop, cada um mostrando a imagem que a Coreia do Sul quer apresentar para o mundo: de um país totalmente integrado a cultura global.

Em 2012, o hit “Gangnam Style” de Psy, surgiu precessor da explosão do K-Pop e passou anos e anos no primeiro lugar dos vídeos mais vistos no YouTube. O hit acabou sendo um excelente catalisador para que o K-pop, que surgiu em 1992, fosse difundido para fora da Coreia do Sul.

Há três coisas que tornam o estilo visível e único para a música pop: desempenho de alta qualidade (especialmente dança), uma estética bem polida e um método “interno” de produção em estúdio que faz gerar uma série de hits.

BTS

Não podemos falar do K-Pop sem mencionar o BTS, criado em 2013 e composto por 7 membros, um dos grupos mais famosos mundialmente do estilo. Na Coreia do Sul o mercado midiático é muito polarizado e possui o monopólio na mão de pequenas empresas e grupos empresariais, sendo bastante conhecida a “big three”, que são as três empresas que mais influenciam e mais obtém sucesso no cenário do K-pop: SM, YG e a JYP Entertainment. Neste cenário, a até então pequena empresa Big Hit e o grupo BTS percorreram muitas dificuldades em seus anos iniciais. Com a forte união desenvolvida, o grupo nunca perdeu nenhum membro desde a sua estreia, o que destoa de muitos grupos de K-pop e ainda hoje eles moram juntos, porém, em condições bem diferentes do início modesto. Já acumulam várias premiações nacionais e internacionais, como dois prêmios seguidos da Billboard, Teen Choice Awards, MTV Europe Music Awards e outros. Com vários vídeos no YouTube que ultrapassam 100 milhões de visualizações, 7 milhões de curtidas em sua página no Facebook e 12,7 milhões de seguidores no Instagram, o BTS já é uma fenômeno mundial, com próximas turnês marcadas nos Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, França e Alemanha. Na semana passada quebraram o recorde de Taylor Swift, com clipe mais visto em 24 horas, atingindo 45 milhões de visualizações no vídeo da música “Idol”.

Um acontecimento de grande relevância recentemente foi quando Steve Aoki tocou seu remix da música “The Truth Untold” do BTS durante a transmissão ao vivo de seu set na Tomorrowland. Em pouco minutos o assunto já estava em primeiro lugar dos trending topics mundiais do Twitter. Separamos o momento exato em que a música é tocada:

Mas nem tudo são flores no mundo do K-pop e assim como em outros grandes gêneros musicais, também tem seus escândalos. Confira no vídeo abaixo 8 tretas envolvendo grandes artistas do estilo: