Unsolved: Série sobre a morte de Tupac e Notorious B.I.G chega a Netflix

Considerados dois dos maiores artistas de hip-hop de todos os tempos, Tupac e Notorious B.I.G. foram assassinados enquanto estavam no topo do mundo do rap. Mais de 20 anos se passaram e ninguém sabe ao certo o que aconteceu com Christopher Wallace e Tupac Amaru Shakur, ambos foram mortos a tiros em seus carros em um intervalo de apenas 6 meses.

Tupac foi o primeiro alvo, morto ao sair de uma luta de box de seu ídolo Mike Tyson em Las Vegas no dia 13 de setembro de 1996. Já Big Smiles foi assassinado em Los Angeles no dia 9 de março de 1997, logo após deixar a festa de lançamento do seu segundo álbum de estúdio, “Life After Death”, agendado para ser lançado em 25 de março do mesmo ano pela Bad Boy Records.

De um lado a Bad Boy Records, liderada por Sean “Diddy” Combs A.K.A Puffy Diddy com The Notorious B.I.G., que hoje é operada como subsidiária da Warner Music Group e é distribuída pela Atlantic Records. Do outro lado, a Death Row Records com Tupac e artistas como Snoop Dogg, fundada em 1991 por Dr. Dre e Suge Knight, um dos nomes citados nas investigações como suposto mandante dos crimes.

Além da rivalidade das gravadoras que pode ter transformado a amizade de Tupac e Big Smiles em uma verdadeira disputa, as gangs Crips e Blood também tinham seus próprios interesses, além do envolvimento de policiais.

São muitas as teorias, as peças e as versões em torno da morte de ambos os artistas, mas nada foi comprovado ou se quer solucionado até hoje. Não sabemos se algum dia o caso terá um desfecho, mas a serie da Netflix trouxe o tema de maneira sensível e artística, mostrando desde as cenas do crime até os bastidores da amizade de Tupac e Big Smiles (mortos com apenas 25 anos) até sua relação com a família.

O que sabemos é que a arte é eterna e que não podemos nos iludir com a indústria, se alguns foram assassinados outros se suicidaram, alguma coisa está bem errada nisso.

A série Unsolved (Não Resolvido) conta com 10 episódios na primeira temporada, que gira em torno das investigações do Departamento de Polícia de Los Angeles e da força tarefa criada anos depois para tentar solucionar o caso. Vale a pena assistir!

**Atualização: A trilha sonora da série não conta com as músicas dos artistas por dificuldades de direitos autorais. Triste!