O que as agências procuram em um artista?

Uma das respostas que novos artistas mais procuram é em relação a agências: “O que preciso fazer para entrar em uma agência?”. Para começar precisamos desmistificar essa ideia de que ao fazer parte do casting de uma agência todos os seus problemas vão acabar, o mercado vai começar a notá-lo e o público valorizá-lo. Esse idealismo não tem nada a ver com o trabalho da agência.

É verdade sim que a agência (de booking) cria a melhor estratégia para conectar artistas e contratantes, conhece bem os seus artistas e por isso consegue orientar os contratantes na hora do booking, traz credibilidade e ajuda a profissionalizar o trabalho do artista, mas até onde podemos colocar toda a responsabilidade do sucesso (ou fracasso) do artista na agência? Afinal, é trabalho do artista se conectar com os seus fãs, influenciar no consumo e proporcionar experiências positivas.

Na era da influência digital, onde grandes marcas anunciam seus produtos através de pessoas, o trabalho do artista deixa de ser apenas fazer música e passa a ser mensurado pelo nível de influência sobre o seu público. A influência do artista com o seu público/consumidor é o aspecto mais importante deste cenário. É através da sua relevância, que você vai alcançar agências e contratantes, transformando seu hobby em profissão, sua paixão em trabalho.

Se as agências e o mercado buscam relevância, entrega e ROI (Retorno por Investimento) – através de conversão e/ou posicionamento de marca, a influência se torna uma consequência. Como assim? Bem, muitos artistas insistem em fazer o caminho contrário, acham que a decisão da agência vai influenciar em sua relevância, mas o que acontece é justamente o oposto, é a sua relevância que vai influenciar as decisões da agência.

Por isso, antes de reclamar ou tentar ficar no pé daquele seu conhecido que tem contato com alguém dentro de uma agência, certifique-se de:

#1 Fazer música e criar conteúdo

Você precisa fazer música e fazer música boa, afinal a concorrência está cada vez maior, ideias fora da caixa e sonoridades originais ganham muitos pontos positivos. Criar conteúdo de qualidade que engaje com os seus fãs também virou requisito básico.

#2 Selo de qualidade

Quem vai dizer se a sua música é boa ou não é o público, não adianta insistir, o termômetro para mensurar o sucesso de um artista vem da capacidade do mesmo de gerar engajamento do público com o seu conteúdo, algumas pessoas (representando agências) tem a sensibilidade de identificar uma sonoridade que vai cair no gosto do público e antecipar uma tendência, mas num mercado cada vez mais repleto do mesmo, fica difícil “pescar” algo nesse sentido, o que faz com que o termômetro do público seja a resposta mais eficaz para as agências.

#3 Presença Digital

Quem não é visto não é lembrado, começar um trabalho do zero com um artista que tem uma música até que boa, mas que não seja o próximo Avicii, está fora de cogitação. Para entrar em uma agência com presença digital praticamente nula só se você for um fenômeno da produção realmente, caso contrário, invista na sua relevância social – seja ela na internet ou por network.

#4 Atualizações

Mantenha o mercado e os profissionais da área atualizados sobre os seus avanços. Se possível construa uma lista de e-mail marketing e envie press releases sobre sua carreira, conte sobre o seu momento atual e fatos relevantes, mas não seja chato, apenas fatos importantes e que demonstrem um avanço profissional significativo.

#5 Network

Estabelecer conexões com os profissionais do mercado, artistas de relevância e imprensa poderão ajudá-lo a encurtar o caminho. Só cuidado para não forçar a barra. Trabalhe para construir relações duradouras e significativas, jamais queime cartas importantes em jogadas não tão significativas.

Espero que vocês tenham curtido esse conteúdo, eu trabalhei 2 anos na Entourage e tudo que falei aqui foi um resumo do que aprendi trabalhando diretamente com o Marcelo Arditti e Guga Trevisani, duas das figuras mais importantes do mercado de agências no Brasil. Recado dado, boa sorte na sua trajetória!