Legenda nos Stories: Como colocar de maneira prática

Já podemos notar algumas pessoas usando legendas em seus stories no Instagram, mesmo a plataforma não tendo atualizado aqui no Brasil ainda, já está rolando testes de um sticker que pode gerar legendas automáticas na rede social em países como os Estados Unidos.

Em maio de 2021, o Instagram anunciou uma nova atualização da plataforma, agora com um sticker que transcreve automaticamente o que você diz em texto. Claro que, legendas automáticas podem não ficar totalmente sincronizadas e por isso a plataforma permite que você edite cada palavra gerada pela transcrição. A intenção dessa nova atualização visa a inclusão digital, foi criada para ajudar espectadores com deficiência ou dificuldade auditiva. Mas, o recurso é favorável também para os usuários que querem assistir vídeos e não estão em locais adequados para ligar o áudio ou criadores de conteúdo que já precisam utilizar legendas em vídeos específicos.

Outro recurso que foi adicionado recentemente e que é extremamente útil, são as traduções automáticas dos stories, agora se você escreve algo nos stories, automaticamente será gerado a tradução no idioma do usuário, para acessar basta clicar em “see translation” logo abaixo do username do perfil.

Por enquanto, não existe previsão de atualização com o novo recurso de legendas automáticas por aqui, mas as expectativas são grandes e o próprio Instagram espera expandir para outros países em breve. 

Enquanto isso, como eu coloco legendas sem o recurso do Instagram?

Existem várias opções de aplicativos simples e práticos, até porque, se fosse algo muito complexo levaríamos uma eternidade para postar um stories, não é mesmo?! Infelizmente, os aplicativos ainda exigem que você edite seus stories antes de subir na plataforma. Vamos conferir?

O aplicativo CapCut é totalmente gratuito e da mesma companhia do TikTok, disponível nas versões iOS e Android e você pode salvar seu vídeo sem marca d’água. O app também gera transcrições de forma automática. Para isso, basta seguir o passo a passo:

#1 Criar um novo projeto;
#2 Escolher o vídeo em sua galeria;
#3 Adicionar texto ao vídeo;
#4 Clicar em Legendas automáticas;
#5 Escolha a opção “Som original”, verifique se o idioma está correto e clique em continuar;

Por último, você pode editar e sincronizar conforme seu áudio/vídeo e subir nas plataformas digitais.

Outra opção é o MixCaptions, mas esse app tem versão gratuita e paga.

E aí, vocês já testaram algum desses apps ou o novo recurso do Instagram? Estamos aqui de olho nas atualizações, mas enquanto isso, estamos trabalhando com as alternativas para melhorar a experiência dos usuários que nos acompanham nas nossas redes sociais.