Entrevista com Marimai

Faltando menos de um mês para o lançamento de “Space & Time”, tive a oportunidade de fazer minha primeira entrevista, e minha entrevistada foi ninguém mais ninguém menos que Marimai. Fundadora do Assim Que Rola, que além de DJ, Publicitária e especialista em Marketing Digital resolveu deixar seus medos de lado e se descobriu em um novo universo como produtora.

“Uma viagem introspectiva está prestes a começar”, eu é mais que preparada, e vocês? Essa foi a frase baseada no primeiro verso da música que a Mari usou para compartilhar um pouco dos muitos significados e reflexões sobre o tema da música, Tempo e Espaço. É sobre olhar para si mesmo, sobre se enxergar, sobre suas escolhas e muitas experiências que você vai entender melhor ao longo da nossa conversa, ou melhor dizendo, dessa viagem. Então, vem com a gente que no final da entrevista temos um surpresa pra vocês (e QUE surpresa!), a premiere da nova série do canal do Assim Que Rola, divirtam-se!

Mari, conta um pouco pra gente sobre o início da sua carreira na cena eletrônica e em que momento você decidiu começar a produzir e criar seu próprio projeto.

“Eu comecei trabalhando em rádio pouco antes dos 18 anos, foi através da rádio que me apaixonei pela música eletrônica e decidi que queria trabalhar com isso. Na época já trabalhava nos bastidores de eventos e queria mostrar e contar para as pessoas um pouco mais sobre essa experiência, foi aí que surgiu o Assim Que Rola. Minha curiosidade e essa sede de querer entender como tudo funciona acabou me envolvendo mais e mais e me trouxe até aqui. Minha paixão virou meu combustível e experiências boas e ruins acabaram me dando coragem para ir além de onde eu já tinha chegado. Eu sempre fui uma criadora de conteúdo e o auge da criação para mim era a música. Havia coisas que eu queria falar, mensagens nas quais eu só via um jeito de me expressar, através dela. Quando eu já tinha feito tudo que eu queria em outras áreas da minha carreira profissional, senti que era a hora de começar de fato a produzir, pra mim foi meio que o caminho natural da minha jornada, eu sempre soube onde aquilo estava me levando, eu sempre soube onde eu queria chegar.”

Falando sobre o seu primeiro lançamento “Space & Time”, como surgiu a ideia e porque você escolheu este nome?

“A ideia surgiu de uma trip de cogumelos en Joshua Tree, California. Foi a primeira vez que tomei o chá de cogumelos. A primeira grande mudança na minha vida naquele dia foi com relação ao tempo, se você ler sobre isso existem vários relatos sobre como o consumo de substâncias alucinógenas alteram a nossa percepção de tempo e é fascinante. Eu já tinha tido essa mesma percepção sem estar sob efeito de substâncias, foi num acidente de carro onde acordei com o carro capotando, tentando entender o que estava acontecendo, sem conseguir me mexer, eu via os estilhaços de vidro voando no ar, como se a gravidade tivesse desaparecido por um momento, era como se tudo estivesse em slow motion, me dando mais tempo para perceber de fato onde eu estava e o que estava acontecendo. Voltando a Joshua Tree, a segunda grande mudança foi a percepção de espaço. Eu não consigo chamar aquela experiência de mera alucinação, primeiro porque tinham outras pessoas que descreviam visões muito semelhantes as que eu estava vivenciando, segundo porque eu estava de olhos abertos e conseguia controlar o tipo de visão que eu tinha. Eu me vi sentada no carpete da sala, metade era a casa como eu estava acostumada a ver desde que cheguei naquele lugar e a outra parte era uma visão do cosmos, um infinito escuro de estrelas em órbita, foi magnífico. Por isso o nome é espaço e tempo, porque todo o conceito da música parte desses dois princípios que tive o privilégio de vislumbrar através do experimento naquele dia.”

E para a escolha do vocal, quais foram seus critérios?

“Como essa música é extremamente pessoal, um relato exposto e vulnerável de coisas que eu vivi, desde o começo eu imaginei uma menina cantando, gostaria de poder cantar, mas ainda não estou nesse nível de performance, principalmente para gravação em estúdio, que particularmente eu acho muito mais complicado que ao vivo. A primeira tentativa foi com a Maira, que co-escreveu a música comigo, mas infelizmente a primeira gravação não deu certo e a logística não ajudou para uma segunda tentativa. Foi então que conheci a Bea através de um amigo em comum, ela mandou uns áudios cantando em cima da base pelo WhatsApp mesmo e eu curti. O fato de ela estar em Los Angeles ajudou também, já que a gravação seria feita num estúdio de lá.”

Há quanto tempo você vem trabalhando nessa música até chegar na versão final?

“Desde 2018 podemos dizer. Primeiro porque eu queria compor a letra, já tinha toda a contextualização do que tinha vivenciado, mas queria ter certeza do que eu estava falando. Li vários livros sobre o assunto, pesquisei muito sobre os estudos de substâncias psicodélicas como a psilocibina no tratamento de depressão e ansiedade, li artigos, assisti vídeos, séries. Mas não era só isso, eu não sabia compor, então fiz curso de composição de letra e música, entrei na faculdade pra aprender a produzir, fiz cursos, ainda estou aprendendo a tocar instrumentos (baixo e piano) e até aula de canto foi incluída nesse processo. Foi só na metade de 2019 que eu consegui começar a por a mão na massa literalmente, olhando pra trás parece até loucura, mas eu realmente aproveitei e continuo aproveitando cada etapa do processo. Essa é a diferença de quando você escolhe fazer o que realmente gosta!”

Em qual vertente da música eletrônica Space & Time se encaixa? Quem são suas inspirações?

“Complicada essa pergunta, te dizer que eu realmente não sei. Eu nunca fui muito boa em definir gêneros também, me alivia saber que nem o Beatport consegue fazer isso direito (risos). Quando a música sair vou querer ouvir das pessoas o que elas acham, mas no momento eu chamo de eletrônica e estou por satisfeita assim. Minhas inspirações são Odesza, Four Tet, Apparat, Björk, Rüfüs Du Sol, Jamie xx, Jacques Greene, vixi a lista é grande, podemos dizer que me inspiro em músicas que sinto que tem uma maior proximidade com a alma. Durante uma trip de cogumelos, o que você ouve faz muita diferença e acredito que não teria tido a experiência que tive se não fosse o álbum “New Energy” de Four Tet, ouvi esse álbum no loop interminável durante toda a trip.”

A algumas semanas você vem postando em suas redes sociais trechos da música e causando reflexões sobre Tempo e Espaço. Qual a principal mensagem que você deseja passar?

“Pelo fato da música ser em inglês e a mensagem que ela traz ser muito importante pra mim, eu queria ter certeza de que antes de ouvir a música, as pessoas tivessem plena consciência do que eu estou tentando dizer através dela. Por isso, postei a letra completa dividida em trechos para mesmo quem não compreende o idioma pudesse entender o que eu estava tentando dizer através da música. O que me motivou a fazer isso antes de tudo foi por ter ouvido de pessoas próximas que a letra da música não importava, temos essa concepção principalmente na música eletrônica, mas a minha paixão em escrever sempre falou mais alto nesse aspecto, eu jamais faria uma música com uma letra sem sentido, além disso aproveitei também para testar a receptividade das pessoas com a complexidade dessa música e tem sido maravilhoso o feedback. É impressionante a força que as coisas têm quando elas precisam acontecer. Até o lançamento da Space X pela Nasa casou com a campanha da “Space & Time”, coincidência? Para mim é uma forma do universo reafirmar que estamos exatamente onde deveríamos estar.”

O que você sente escutando sua própria música e o que espera despertar nas pessoas?

“Eu me sinto feliz por ter seguido minha intuição, honrada pelo caminho que percorri pra chegar até aqui, grata tanto pelas coisas boas, quanto pelas ruins, ambas foram necessárias para me transformar na pessoa que sou hoje e tudo virou bagagem e conhecimento para que eu pudesse desenvolver minhas ideias, além de ser o sentido pelo qual eu me expresso através da música hoje. Assim como eu fui inspirada por outros artistas, eu espero que as pessoas se sintam inspiradas ao ouvi-la, que aprendam a confiar em si mesmas, ouvir sua intuição e seguir seus sonhos. Que não acreditem em tudo que pensam, ou sentem, é quando silenciamos a mente que realmente descobrimos quem de fato somos e o que queremos dessa experiência chamada vida.”

Você já pode nos dizer quando será e qual sua expectativa pra esse primeiro lançamento?

“Sim, dia 24 de Julho, logo após uma temporada de eclipses que finalizam o processo daquele mesmo eclipse que a letra de Space & Time surgiu, na primeira sexta-feira de uma lua nova, pós mercúrio retrógrado. Para quem não sabe, MR atinge diretamente as tecnologias e comunicações, não quis correr o risco. Eu estou ansiosa pra ver a reação das pessoas, saber o que elas vão sentir ao ouvir, espero que ajude a deixar as pessoas um pouco mais leves e confiantes de alguma maneira, principalmente no momento atual que estamos vivendo. Espero que elas se questionem sobre assuntos os quais eu tenho me questionado bastante nos últimos tempos, como universos paralelos, estados de consciência alterados, dimensões, possibilidade de viajar através do espaço e tempo, nossas relações interpessoais e como elas estão ajudando a elevar a frequência do planeta (ou não!), quero que abram suas mentes para as inúmeras possibilidades que nos esperam no futuro, estamos vivendo um momento de transformação interna, que se reflete no planeta.”

Já existem outras músicas em andamento?

“Se eu te disser que já tenho 8 músicas planejadas, você acreditaria? Fora a “Space & Time”, outras 3 músicas já estão escritas, uma com arranjo pronto, só preciso definir o vocal agora e as outras em andamento. Comecei uma viagem que não quero mais parar, será uma trajetória no mínimo interessante, espero que vocês gostem e compartilhem, estarei expondo muito da minha maneira de pensar e ver o mundo através dessas músicas. Inúmeras perspectivas próprias, que eu acredito que são influenciadas de alguma maneira pelo inconsciente coletivo, discutindo o que é realidade.”

Qual dica importante você daria pra quem está iniciando um projeto agora?

“Eu sei que todo mundo fala isso e parece meio subjetivo, mas acreditar em você mesmo é o principal, inclusive se você tiver que se isolar de todo mundo para fazer o que acredita ser o certo, como eu fiz. Em segundo, resiliência. Não é fácil, mas se você não desistir, verá que também não é impossível. Faça mais por você mesmo, comece cuidando da sua mente, do seu corpo e então, estará fazendo coisas incríveis.”

Após essa entrevista, ficou ainda mais claro o real significado da música na vida das pessoas. Marimai não pensou apenas em lançar algo comum, mas sim, algo que foge totalmente disso. Todo mundo tem uma ou mais músicas na playlist que despertam bons sentimentos, te dão aquele gás, te fazem refletir e até mesmo te influenciam em decisões e te dão coragem, acredito que “Space & Time” vem forte para entrar nessa lista.

Curtiu tudo que viu até aqui? Então, corre pra salvar a música na sua biblioteca no Spotify, Deezer ou Apple Music, basta clicar aqui.

E vamos de contagem regressiva porque falta menos de um mês para iniciarmos nossa viagem no tempo e espaço. Conta pra nós, se pudesse escolher, onde você gostaria de estar nesse momento, indo além das noções de espaço e tempo?

by the way, tá rolando premiere no nosso canal do YouTube com a nova série do Assim Que Rola “Break Down The Lyrics”, que estreia nesta quarta-feira (01/julho) mostrando todo o processo de composição de “Space & Time” com a Marimai. Ative a notificação!