Descomplicando a Síntese Sonora: Conceitos Básicos

Muitos de nós sabemos qual a aparência de um sintetizador e como ele soa através das experiências que tivemos tanto nas versões de software quanto de hardware, seja brincando no teclado ou se arriscando no seu primeiro synth VST! Os sintetizadores estão na indústria desde que começou a se formar o cenceito lá no final dos anos 50, começo dos anos 60 por um engenheiro alemão, Harald Bode.

Bode foi pioneiro no desenvolvimento de instrumentos musicais eletrônicos e acabou desenvolvendo um sintetizador modular e processador de áudio em 1961. Depois da sua criação, ele escreveu um artigo sobre o conceito de sintetizador modular independente, usando a nova tecnologia de transistor emergente, e continuou a trabalhar e desenvolver mais ideias. Donald Buchla e Robert Moog foram rápidos em adotar as idéias de Bode e, juntamente com outras pessoas, transformaram o conceito em realidade. Não é à toa que o Moog é o sintetizador mais famoso do mundo, inclusive sendo adaptado para versões em VSTs.

O processo de criação de sons usando sintetizadores é chamado de síntese sonora. Isso é feito através do processo de criação de ondas sonoras através de sinais eletrônicos que são convertidos em ondas sonoras usando instrumentos e alto-falantes. Temos muitos tipos diferentes de sínteses e sintetizadores. Muitos sintetizadores de software podem replicar o som de instrumentos da vida real, como piano, flauta, coros e muito mais.

Ao longo dos próximos posts, vamos explicar os conceitos mais básicos da síntese, pois é um tópico muito amplo e você pode se aprofundar bastante. Veremos alguns dos tipos mais comuns de síntese, quais parâmetros são apresentados nos sintetizadores de hardware e software e exemplos de alguns dos sintetizadores mais conhecidos disponíveis no mercado.

Mas por hoje, vamos introduzir alguns conceitos importantes antes de entrar nos assuntos mais específicos.

A Onda Sonora

Normalmente, essa é a hora que você para e pensa: “Devia ter prestado atenção nas aulas de física” . Pois deveria mesmo 😂 , mas calma que nem tudo está perdido!

O som é gerado pela movimentação das partíulas de um meio (sólido, líquido ou gasoso). Esta movimentação se dá de maneira longitudinal, num movimento alternado de compressão e descompressão das partíulas. A representação gráfía tradicional de uma onda sonora retrata este movimento, sendo seus picos (pontos máximos) os momentos de máxima de compressão e os vales (pontos mínimos) os momentos de maior rarefação.

Não entendeu nada? Não tem problema, a gente desenha pra ficar mais fácil, até porque a ideia é que qualquer pessoa por mais leiga que seja e independente do nível de aprofundamento em produção, consiga entender claramente.

via GIPHY

Agora vamos aos quatro parâmetros básicos de uma onda sonora são:

Frequência:

Quantidade de oscilações por segundo.

Amplitude:

Grau de variação entre os valores máximo e mínimo da onda.

Fase:

Ponto do ciclo em que a onda se inicia.

Forma da onda:

A presença de determinados harmônicos e suas amplitudes relativas determinam formas de onda distintas.

Formas de Onda

Senoide (Sine Wave)

Forma de onda mais simples, seu espectro possui apenas a frequêníia fundamental.

Onda quadrada (Square Wave)

Harmónicos ímpares, cuja amplitude é o inverso de seu número (1/n). A onda pulso é uma variação comum, na qual se varia a relação entre as partes positiva e negativa da onda.

Triangular (Triangle Wave)

Apenas harmôniíos ímpares, com uma queda de amplitude mais acentuada (a amplitude é inverso do quadrado do número do harmônico, ou seja, 1/n2).

Dente-de-Serra (Sawtooth Wave)

Possui todos os harmôniíos que compõe a série harmônica (harmônicos pares e ímpares).

Espero que tenham curtido esse primeiro post, caso tenha ficado alguma dúvida não hesite em deixar sua pergunta nos comentários. Para quem está começando agora, ou já pratica síntese sonora há algum tempo, nós temos uma surpresa na próxima semana em parceria com a Native Instruments para o lançamento da música “Space & Time” focado em produtores ou djs que estão se aventurando nesse novo mundo.

Não deixe de acompanhar a gente no Instagram: @assimquerola.

Referências: Muitas aulas do professor Rodolfo Valente.