Como planejar o feed do Instagram

Na era do Instagram em que vivemos hoje, uma das grandes preocupações é com a harmonização do feed. Principalmente para aqueles, que assim como eu, tem algum toc de organização que siga padrões, tipo colocar os livros na prateleira e todos eles estarem na mesma posição, capas viradas para o mesmo lado, escritas na lateral no mesmo sentido, tudo lindo <3 É de encher os olhos não é mesmo?

Infelizmente (ou felizmente!), nem todo mundo pode contratar o combo fotógrafo + designer particular, aqui no Assim Que Rola a gente organiza o feed de uma das nossas clientes com as criações da Moss Agency, vejam como fica o resultado no feed da @djanitafreire:

Mas além disso, alguns negócios não conseguem planejar os conteúdos com tamanha antecedência para conseguirem obter esse resultado. Mas nem por isso, seu feed precisa ficar uma bagunça. Por isso separamos algumas dicas e aplicativos que podem te ajudar.

Mão na massa?!

Planeje o feed

Mesmo que seu conteúdo não possa ser SUPER planejado, ainda assim você consegue dar aquela pensada básica para que as coisas saiam no seu devido lugar. No Assim Que Rola, por exemplo, ultimamente eu tenho pensado na harmonização de tons das fotos para combinarem entre si no grid, se a foto que eu quero postar não combina no feed, eu escolho outra, mas em algumas situações em que aquela foto específica é essencial, eu a coloco num carrossel, onde a primeira foto é a foto que vai harmonizar melhor  no feed. O mesmo vale para os vídeos, JAMAIS esqueça de escolher a capa do seu vídeo, é muito feio ver um quadrado preto de um vídeo no grid.

#DICA:

Você pode usar aplicativos para planejar o seu Instagram e até programar os seus posts, como o Planoly (meu favorito!) e UNUM. você faz o upload das fotos no app para ver como elas interagem entre si e só então você publica.

Use o mesmo filtro

Muita gente erra na hora de montar o feed justamente nesse ponto, usam tantos filtros diferentes que fica uma confusão visual terrível, não dá nem pra entender nada e nesse caso, o Instagram é como a nossa casa, você recebe suas visitas com a casa toda bagunçada?

#DICA:

Você pode usar aplicativos como o VSCO (favorito entre muitas blogueiras e elas sabem das coisas!) e o Lightroom CC (meu favorito!), muita gente não entende e subestima o Lightroom, mas além de você poder criar seu filtro totalmente do zero, você pode optar por investir em presets, um dos que eu conheço e que é bastante utilizado (inclusive por mim) são os da Jade Seba, ela tem um instagram dedicado para eles: @jadexbruno.

Escolha o “shape” do seu feed

Alguns perfis optam por sempre postar a foto do mesmo ângulo, como o @symmetrybreakfast, que segue a risca essa regra. O que fica muito bonito para negócios de comida, perfis temáticos, ambientes e objetos.

O que vai muito bem com pessoas também como as séries de fotos da @sarahbahbah, cada uma conta uma história pra gente e mesmo que as imagens sejam estáticas, podemos imaginar um filme só de interagir com seu perfil.

#DICA:

Voltando a realidade, já que somos meros mortais. Uma boa alternativa é você pode optar por intercalar os tipos de fotos: fotos de pessoas, selfie, objetos e paisagens, equilibrando assim os pesos. Mas o jeito mais fácil é sempre pensar em 3 em 3 fotos, este pode ser um bom ponto de partida!

Flyers no feed

Uma linha tênue entre o hype e o desastre total, são as artes no feed! Um bom exemplo é o instagram da @netflixbrasil, por mais que as artes sejam legais e promovam engajamento, o feed é uma bagunça só, se você não se importar, vai na fé!

Mas se você quer manter o feed organizado, mesmo quando precisar postar uma arte, planeje bem sua comunicação e pense nas fotos anteriores e posteriores para não competirem entre si.

#DICA:

Sempre que puder jogue para o stories (principalmente flyer de festa, já que normalmente não tem nada a ver com a sua comunicação e sim com a do contratante). Cuidado também com os feeds MUITO planejados, eles podem diminuir muito o engajamento, equilíbrio é a palavra.

A gente tenta, viu? Falando nisso, segue a gente por lá: @assimquerola.

Espero que tenham gostado do post, se tiverem mais dúvidas como essa deixa nos comentários.