Como criar uma campanha de Pre Save no Spotify, Deezer e Apple Music

Nos últimos tempos, as Campanhas de Pre Save se tornaram imprescindíveis na divulgação de uma música, mas você sabe o porquê?

Através do Pre Save, o público pode salvar uma música que ainda não foi lançada automaticamente na sua biblioteca. O slogan “ouça primeiro” agradou e trouxe resultados que afetam principalmente o tão temido dia do lançamento. A tática funciona porque induz muitas pessoas a realmente ouvirem a música assim que ela estiver disponível, já que está salva na biblioteca do ouvinte. Não é à toa que segundo o analytics das próprias plataformas, a maioria dos streams vem de músicas salvas na biblioteca do usuário e não de playlists e outras formas de campanha, como muitos imaginam.

Mas engana-se quem acredita que esse é o único benefício por trás das Campanhas de Pre Save, muita gente acaba nem imaginando os outros recursos porque normalmente recebem o link de pre save pronto da gravadora, selo ou distribuidora. Mas a verdade é que dependendo da plataforma que você usar, existem outros recursos a se explorar.

Selecionamos três plataformas para apresentar para vocês e mostrar os diferenciais entre elas. Confira abaixo:

ToneDen

Plataforma utilizada originalmente para criação de um link que reúne todas as plataformas disponíveis para ouvir sua música. Uma boa opção para quem já utiliza e quer focar apenas no Spotify, já que essa plataforma não oferece a opção do pre save para Deezer e Apple Music.

Entre os benefícios, os que achamos mais pertinentes foram:

  • Adicionar o URI do Spotify até um dia antes do release (nem sempre as distribuidoras e gravadoras mandam a tempo!);
  • Adicionar perfis de artistas e playlists para seguir no Spotify automaticamente;
  • Criação de anúncios do Facebook através da plataforma, incluindo ações via Messenger;
  • Você consegue colocar o Pixel de Rastreamento do Facebook utilizando o ID ou buscando dentro da sua conta de anúncio (a plataforma oferece integração com o Facebook Ads e é verificada como Marketing Partner pelo próprio Facebook);
  • Tem a opção de adicionar campo para e-mail.
Custo: A criação da conta é gratuita, mas eles oferecem alguns pacotes atrelados a anúncios automatizados nas plataformas para crescimento da base.

SmartURL

A plataforma foi uma das primeiras a surgirem no mercado dos links encurtados junto com sua concorrente, o Bit.ly. Não sei de fato quem veio primeiro, mas nos últimos tempos a plataforma se atualizou com diversos recursos e passou a oferecer o pre save, mas não de forma tão intuitiva como as outras, porém tem seus benefícios.

Confira as diferenças:

  • Você vai precisar do URI do Spotify para criar sua campanha de Pre Save;
  • Você pode até adicionar playlists para serem seguidas, mas não automaticamente;
  • O usuário pode escolher se a música vai ser salva dentro da biblioteca ou em uma playlist;
  • Você pode escolher o nome da playlist criada automaticamente para a música;
  • Nos planos pagos, oferece suporte para as plataformas do iTunes, Apple Music, Amazon e Google Play;
  • Também nos planos pagos, oferece integração com Google Analytics, além de remarketing e pixels de rastreamento no Facebook, Google e Twitter.
Custo: Gratuito ou US$49 o mês no plano Pro e $249 no plano Premium.

Presave.io

Utilizada por gravadoras como a Armada, Dim Mak e Hexagon, além de artistas como Travis Scott, T Pain, Dillon Francis, Laidback Luck, Axwell e os brasileiros Alok e Vintage Culture, além é claro do Assim Que Rola 😎, foi uma das primeiras a surgirem no mercado, se não foi a primeira! A plataforma começou oferecendo apenas pre save para o Spotify, mas foi atualizando e colocando mais recursos a medida que foi crescendo.

Lembrando que você deve escolher aquela que mais se encaixa ao momento atual da sua carreira, as suas estratégias e ao seu bolso! Mas a nossa escolha acabou sendo essa justamente pelos recursos que oferece e que melhor atendem as nossas necessidades aqui no Assim Que Rola, confira:

  • Logo de cara, a plataforma oferece duas opções interessantes, além da campanha normal, a “pre save para fazer o download” e a “giveaway”, onde você pode organizar o sorteio através da própria plataforma ou oferecer o download de algum produto por lá também;
  • Você pode trabalhar com o pre save no Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon e também oferecer o download do Beatport ou Free Download;
  • Você pode colocar o URL, URI ou ID da música nas plataformas depois do lançamento;
  • Você pode adicionar até 5 perfils do Spotify e Deezer para seguir automaticamente;
  • Você pode adicionar até 5 playlists do Spotify para seguir automaticamente, além de 1 playlist do Deezer e 1 da Apple Music;
  • Você pode adicionar pixel de rastreamento do Google ou Facebook (precisa escolher um dos dois e você vai precisar do código HTML completo);
  • Eles tem o Pre Save +, que é um recurso onde você pode automaticamente fazer os usuários salvarem todas as suas tracks participando de qualquer  uma de suas campanhas, ótimo recurso para campanhas de divulgação de álbum, por exemplo;
  • Opção de linguagem dinâmica, o idioma da página é alterado de acordo com a geolocalização do usuário;
  • Cria mailing de e-mails automático usando o e-mail de cadastro do usuário nas plataformas Deezer e Spotify.
Custo: A plataforma oferece três tipos de planos de pagamento, o Upcoming Artists, Established Artists/Label e o Corporate, podendo custar de €9 o mês do plano mais básico e €100 o mais completo.

Ufa! Não deixa de conferir o nosso post “5 estratégias para uma campanha de pre save eficaz” clicando aqui e se precisar de ajuda para colocar a sua campanha para rodar, confira nossos serviços aqui 😉

Boa sorte na sua jornada, caso queira testar, faça o pre save do nosso próximo release: “Space & Time” by Marimai feat. Bea Dummer. Basta clicar aqui!