Como adicionar letras de músicas no Spotify, Apple Music e no stories do Instagram

Talvez você nunca tenha ouvido falar no Musixmatch, mas a empresa já existe há mais de 10 anos no mercado. A plataforma funciona como uma comunidade que conecta fãs e artistas em todos os cantos do mundo, você pode adicionar e corrigir as letras; enviar traduções das músicas para que todos no mundo possam entendê-las; sincronizar as palavras no tempo para que você possa acompanhar sem problemas, na plataforma que você quiser; e você ainda pode dar classificações de humor para compartilhar como as músicas fazem você se sentir. Ah, e você pode virar um curador e ser pago por isso também!

“Essa integração de tecnologia, músicas e comunidade mudou a maneira como as pessoas consomem música; como elas pesquisam músicas e artistas, como encontram seu verso, refrão ou parte favorita e como compartilham as faixas que amam. Sabemos que essa experiência é incrível e é por isso que gastamos tanto tempo repetindo-a, ouvindo os feedbacks de vocês. No final, o que ouvimos constantemente dos milhões de membros da nossa comunidade é claro: hoje as letras são essenciais quando se ouve música. É por isso que trabalhamos com todos os principais serviços de música do planeta. Fornecemos ferramentas para ajudá-los a ampliar a experiência musical de seus usuários para algo mais memorável. Nosso objetivo é forçar os limites do que significa apreciar música e disponibilizá-la para o maior número possível de pessoas, qualquer que seja a sua escolha musical ou provedor de serviços.”

Desde o dia 30 de junho, o Spotify começou a exibir letras sincronizadas em seus aplicativos em 26 países, incluindo o Brasil.

“O Spotify significa muito para o Musixmatch em vários níveis. É o primeiro DSP com o qual começamos a trabalhar há quase 10 anos e trabalhamos incansavelmente para criar as ferramentas que complementariam sua experiência musical e encantariam seu público global. É uma combinação perfeita com o Musixmatch, porque sempre acreditamos que a música pode ser diferente em qualquer país e nossa comunidade sempre adotou isso. Seja o Sertanejo brasileiro, o Dangdut indonésio, o K-Pop ou a cumbia mexicana, o Spotify o apoia e o Musixmatch tem letras para todos eles. Estamos muito orgulhosos que os usuários verão as letras em destaque “, comentou Max Ciociola – CEO & Co fundador do Musixmatch.

Mas para os heavy users digitais que já tinha notado, as letras de música ganharam destaques primeiramente no Instagram Stories, através da parceria inicial da plataforma com o tio Zuck (Facebook/Instagram).

Está ficando cada vez mais fácil alcançar seus fãs e promover sua música nas mídias sociais. Adicionar música e letra aos seus stories do Instagram significa um alcance potencial de 500 milhões de pessoas usando o Instagram todos os dias. Atualmente, os stories do Instagram são a melhor maneira de compartilhar seu novo lançamento e alcançar seus fãs em todo o mundo.

Além do Instagram e do Spotify, o Musixmatch já oferece integração com Apple Music, Shazam, AmazonAmazon Music, Facebook, além de integração com sites e diversas outras empresas como a MTVMetroLyrics e Last.Fm.

Para disponibilizar suas letras nessas plataformas, você precisa publicá-las no Musixmatch seguindo as etapas abaixo.

Musixmatch for Artists

Assim como o Spotify, Apple Music e Deezer, você precisará pedir a verificação do seu perfil de artista no Musixmatch. Mas não necessariamente você precisa esperar a verificação para enviar a letra da sua música. O envio da ‘Space & Time’, por exemplo, foi feito através de uma conta comum e a aprovação e sincronização foi feita por um curador da plataforma.

 

Vamos começar!

#1 Cadastre-se na plataforma

Cadastre-se através de uma conta de usuário comum no Musixmatch, encontre o seu perfil de artista e depois peça a verificação no próprio perfil de artista no Musixmatch ou através do site, clique aqui para acessar.

Levará apenas alguns minutos para se registrar e os gerentes de conteúdo entrarão em contato com você para confirmar seu perfil de artista.

#2 Adicione ou verifique suas letras no Musixmatch

Faça o download do aplicativo móvel ou acesse o Musixmatch pelo desktop para adicionar suas letras sincronizadas com o tempo, para sincronizar as letras acredito que você precisará ter um certo nível de pontuação na plataforma ou ser artista verificado, com uma conta comum conseguimos apenas enviar a letra e a tradução.

Dicas: Não escreva termos de estrutura musical como verso e refrão, transcreva a letra completa, inclusive as partes que se repetem e os vocalizes.

#3 Compartilhe suas letras nos stories do Instagram

Compartilhar letras no stories do Instagram é super fácil, assista o vídeo abaixo:

Curtiu? Compartilha com quem precisa ver isso!

Fonte: Spotify e Instagram by Musixmatch.