Armin van Buuren: Uma análise de sua carreira

Armin van Buuren, um dos principais nomes na cena da música eletrônica no mundo, conta com uma carreira de sucesso tendo conquistado diversos prêmios e hits lançados ao longo de sua trajetória, e continua a se reinventar ano após ano. Armin é o único DJ a ser eleito 5 vezes o melhor do mundo pela DJ Mag, figurando no Top 5 desde 2003. Possui 11,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify e cerca de 40 milhões de ouvintes de mais de 84 países e 100 rádios por semana em seu radio show, A State Of Trance.

Armin, 41 anos, natural de Leiden, na Holanda, é filho de uma família de músicos e começou a produzir aos 14 anos de idade, dando também início a sua carreira de DJ num club local de sua cidade. Desde cedo ele queria ter uma plano de back-up para caso sua carreira não deslanchasse e por isso cursou a faculdade de Direito. O ano final de seu curso foi inevitavelmente prolongado devido a sua agenda para se dividir entre os estudos, produções e shows semanais. Apesar de ter um mestrado em Direito, a música sempre foi seu principal foco.

Traçamos uma análise de sua carreira para entendermos as ações que ele fez e tem feito para se manter no topo por tanto tempo.

A State Of Trance

Um dos motivos de Armin ter aparecido para a cena foi o seu radio show semanal, que caminha para o episódio 900. Transmitido pela primeira vez em 2001, possui o formato de duas horas e apresenta novos lançamentos de diversos artistas. O que era apenas um programa de rádio, evoluiu bastante. Hoje A State Of Trance também tem sua própria gravadora e eventos ao redor do mundo. Os eventos são realizados em vários países a cada 50 episódios do radio show, no Brasil aconteceu na edição de número 600.

A State Of Trance criou um mundo para os fãs, que além de ouvirem o programa semanalmente, podem conhecer novos artistas e músicas, ir aos eventos e também comprar produtos da marca. Hoje também é feita transmissão ao vivo no YouTube de forma bastante interativa direto do estúdio, com convidados diferentes todas as semanas e sets especiais dos DJs convidados. Sem dúvidas, A State Of Trance foi um dos alicerces que ajudou a disseminar o trance e tornar Armin cada vez mais admirado pelo público.

Líder em casa e nos palcos

Armin é um artista que possui um carisma e simplicidade que se destacam, além de ser inspiração e exemplo para muitos, tanto nas pistas quanto no seu estilo de vida. O holandês tem diversos tutoriais e entrevistas na internet dando dicas para novos produtores, uma de suas frases que ficou famosa no que se refere à produção musical é um conselho de ouro: “Não sejam prisioneiros de seus próprios estilos”. Armin é casado e pai de dois filhos, super low-profile, mas quando fala de sua família é de se admirar, inclusive protagonizou um momento emocionante no Tomorrowland em 2013, quando declarou que seu filho estava nascendo naquele momento. Confira o momento:

Armin também posta semanalmente em seu canal no YouTube, vlogs mostrando como foi sua semana, lugares onde tocou, quem encontrou e falando sobre novidades futuras.

Em seu curso recentemente lançado, que faz parte da plataforma mundialmente famosa Masterclass, o DJ mostra o quão importante é ter uma performance intensa e de qualidade na hora do show. É necessária uma grande preparação para entregar o melhor possível para o público, desde preparar seus edits e mashups, separar hot cues no Rekordbox e até mesmo sincronizar as letras das músicas que estão sendo tocadas com os telões. Se você já foi a um show dele, sabe o quão intensa é a sua apresentação e o quanto ele consegue ter um crowd control com a progressão das músicas.

Armin Only

O conceito do Armin Only surgiu da vontade de tocar sets mais longos e um único DJ controlar a noite inteira. Com 5 turnês mundiais tendo sido realizadas em 39 países, 69 shows e 1,2 milhão de pessoas tendo comparecido, o formato do show é um dos preferidos por Armin. Ao lançar um novo álbum, surge um novo formato do Armin Only. Diversos artistas que participaram do álbum, se apresentam ao vivo com Armin durante o show, com shows pirotécnicos e coreografias personalizadas para cada música, além de uma parte do set dedicada a tocar com vinil.

A última edição, realizada em 2017 na Amsterdam Arena, comemorou o aniversário de 20 anos de sua carreira e contou com um público de 80 mil pessoas vindas de 97 países diferentes.

Confira um recap de como foi o show:

Armada

A Armada é a maior gravadora independente do mundo, tendo sido fundada em 2003 por Armin, Maykel Piron e David Lewis (AR-MA-DA). Armin construiu a base de uma das maiores gravadoras de sucesso do mundo. A Armada possui mais de 40 sub-gravadoras e lança produções de alguns dos maiores nomes de diversos estilos da indústria.

Gaia

Projeto paralelo de Armin van Buuren, formado por ele e Benno de Goeij, ganhou notoriedade ao se apresentar no Ultra Music Festival de 2014 no palco A State Of Trance, do próprio Armin. No Spotify, tem releases desde 2012 e o mais recente aconteceu no ano passado, “Crossfire”. Os dois tocam encapuzados sem revelar seus rostos. Confira o set:

É bastante visível que Armin construiu um mundo em torno de si, com bases musicais fortes e negócios de sucesso que puderam lhe proporcionar uma carreira de sucesso constante, entregando a seus fãs diversas formas de conteúdos tanto dele quanto de outros artistas, fortalecendo ainda mais a cena de seu estilo.