5 coisas que todo DJ faz ou já fez

A arte de discotecar é maravilhosa e excitante, mas tem seus desafios, assim como tudo na vida. Os deslizes mais comuns, assim como os truques, já foram realizados pela maioria dos DJs, o que não diminui o prazer de uma virada bem feita. Listamos alguns deles, que tanto os djs mais novos quanto os mais experientes já praticaram pelo menos alguma vez.

Confira!

#1 Sambou

Clássica referência a obra de Cláudia Assef, “Todo DJ já sambou”, o primeiro item não poderia ser outro. Sambar é quando o DJ erra a passagem de uma som para o outro e há um descompasso evidente entre os dois. Mesmo os leigos no assunto, são capazes de perceber que alguma coisa está errada nesses casos, mesmo sem saber exatamente o quê.

#2 Usar o filtro para corrigir uma saída/entrada

Nem todas as viradas saem como o planejado, ainda mais ao vivo. Quando o processo “dá pano para a manga”, o filtro é um dos aliados dos DJs para corrigirem a situação e ter uma saída/entrada “menos pior”, isso porque o filtro varre as frequências baixas ou altas da música, limpando a área para corrigir o problema mais rapidamente. Para você visualizar melhor, o filtro é o mesmo usado naquela hora que dá a impressão que o DJ baixou o volume para você cantar junto, na verdade ele está filtrando a track sem necessariamente tirar todos os elementos, nesse caso ele filtra o vocal. Assim como nesse exemplo, o filtro não é somente tapa buraco, ele tem muitas funções na mixagem de um DJ.

#3 Back Spin para reiniciar o set tocando uma música em um BPM diferente

Alguém já explicou para você que o DJ muitas vezes não consegue tocar exatamente tudo que ele queira pelo simples fato de as músicas terem um BPM diferente? As batidas por minutos quando diferentes tornam a mixagem muito difícil, em alguns casos impossíveis, por isso se você pretende fugir muito do BPM que toca normalmente, o jeito é usar o Back Spin onde você manipula manualmente o vinil (não necessariamente um disco, mas aquelas duas rodas que tem na CDJ) com força suficiente para que ele gire para trás (apesar da rotação do prato abaixo dele) e volte para um trecho específico da música, no caso você corta o volume da música que está saindo antes de ela retornar e dá play na próxima, parece fácil? Experimenta fazer isso no tempo certinho!

#4 Criar um loop para ganhar tempo

Imagine que você está tocando, algumas pessoas vindo falar com você e você está perto do fim de uma música e precisa escolher a próxima, você resolve cumprimentar a pessoa, talvez ela seja alguém importante, mas nisso você percebe que a música está terminando e o seu tempo acabará antes mesmo de você conseguir dar play na próxima faixa, o que fazer? Você cria um loop de um ou dois compassos, ganhando tempo para colocar as coisas no lugar de novo. Simples assim!

#5 Apertar o CUE sem querer

Maldito CUE! Você já foi em alguma festa e de repente o som parou do nada? Tirando termos técnicos ou problemas no equipamento, os DJs correm o risco de apertar o CUE ao invés do PLAY e isso faz com o que a música pare instantaneamente, ele vira meio que um STOP. O CUE serve para marcar “hot points” na música, facilitando a entrada direto de um determinado ponto da música de escolha do DJ. O problema é que o CUE além de ser parecido com o PLAY/PAUSE, ele fica em cima do mesmo na CDJ.

Espero que tenham curtido, que tal fazer uma parte 2? Deixe suas sugestões nos comentários!