Spotify for Artists lança novo recurso

Um dos grandes objetivos dos produtores que lançam suas músicas no Spotify é o de entrar nas grandes playlists oficiais da plataforma, que tem um time de mais de 100 pessoas dedicadas exclusivamente a selecionar músicas para inserir nas suas listas oficiais. Ao entrar nessas playlists, o artista estará num hall de felizardos que irão desfrutar da enorme vitrine que terão por estarem lá, ou seja, fará com que um grande público possa conhecer suas músicas e seu trabalho.

Antes não havia uma forma oficial de submeter as músicas para análise da curadoria das playlists e com a grande quantidade de músicas lançadas diariamente era necessário se utilizarem de um filtro para selecionarem, colocando músicas de grandes labels e artistas mais consagrados em maior quantidade nas playlists oficiais. Agora, o maior serviço de streaming do mundo, com 170 milhões de usuários ativos mensalmente, lançou um recurso que promete ajudar muitos artistas, em especial os que lançam suas músicas de maneira independente.

Não é mais necessário procurar por formulários na internet, contatos de e-mails diretos da curadoria ou mandar mensagens nas redes sociais deles para que se tenha consideração para as playlists. Agora basta logar no seu perfil de artista no Spotify e acessar a ferramenta de submissão de músicas para as playlists, lá você terá a opção de selecionar uma música programada para lançamento para consideração e enviá-la para a equipe analisar. Ao entrar no Spotify for Artists, sua próxima track aparecerá no topo e será possível encaminhá-la para análise. Mas, atenção:

    • Você não pode enviar informação sobre uma track até que ela tenha sido distribuída e entregue pelo sistema do Spotify;
    • Spotify permite apenas um envio por música para todos os territórios;
    • Você deve fazer o envio pelo menos 7 dias antes da data de lançamento para garantir que a track entre automaticamente na playlist Release Radar dos seus seguidores;
    • Para ter acesso ao Spotify for Artists, você precisa ter o seu perfil verificado, veja o passo-a-passo aqui.

É importante que o artista forneça o máximo possível de informações sobre a track tais como gênero, pode-se enfatizar também algum instrumento presente na música, cultura a que pertence o tipo som e até estado de humor para se escutar entre outros dados que irão ajudá-los a tomar a decisão de onde encaixá-la melhor.

Apesar de ainda estar em fase beta, ao que tudo indica, a ferramenta pode ajudar muitos artistas em fase inicial de carreira a serem descobertos por meio das playlists e reduzir o monopólio das grandes gravadoras, abrindo espaço para as labels independentes.

Aproveita e segue a gente por lá: