Será mesmo fake news as alegações sobre a morte de Avicii?

Vamos aos fatos, ok? Todas as informações trazidas aqui são especulações para fazer você pelo menos pensar e considerar a possibilidade baseado em fatos verídicos de acontecimentos recentes que estão na mídia para quem quiser ler, pesquisar e sair da bolha de alienação em que vivemos.

Senta que lá vem história!

Onde Avicii morreu?

Exato, num país da Península Arábica! Agora, com tanto lugar no mundo para ele cometer suicídio, porque ele escolheu a Arábia?

Arábia Saudita

Segundo as Nações Unidas, a Arábia Saudita é o país que está causando a “pior crise humanitária do mundo”. Em dezembro de 2019, inúmeras ações foram desenvolvidas para tentar reabilitar a imagem do país. Segundo fontes anônimas, somas de seis digítos foram oferecidas para influenciadores visitarem o país e compartilharem postagens com geolocation no país. “O que é pior do que uma viagem de influenciadores brancas da @revolve? Ganhar grandes cheques em troca da criação de conteúdo (também conhecido como propaganda) para reabilitar a imagem da Arábia Saudita”, comentou o @diet_prada sobre o assunto.

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Diet Prada ™ (@diet_prada) on

Jamil Khashoggi

O que nos leva ao caso de Jamil Khashoggi, o jornalista assinado segundo acusações a mando do príncipe Mohammed, a quem Khashoggi estava criticando suas posturas políticas desde que assumiu o governo em sua coluna no The Washington Post. Inclusive em sua primeira coluna para o Post, Khashoggi disse que temia ser preso em uma aparente repressão a dissidência supervisionada pelo príncipe.

Você pode ler tudo na BBC News se quiser, só clicar aqui.

O Festival

“Seguindo a morte premeditada do jornalista em outubro de 2018 pelo governo Arábe, a prisão da ativista de direitos da mulher Loujain al-Hathlou em maio de 2018, a saída de um jornalista saudita gay e seu parceiro que começaram a receber ameaças de morte de suas famílias (a homossexualidade é um crime na Arábia Saudita e punível com a morte) e inúmeros outros abusos dos direitos humanos, um bando de supermodelos, influenciadores, celebridades e músicos foram reunidos em Riad para a primeira edição do @mdlbeast. Segundo o @hypebeast, o festival de música eletrônica é ‘um dos eventos musicais mais significativos que a região já viu’.”, continou o Diet Prada.

O festival MDL Beast foi criado para causar impacto. A Glamour UK teve um hub inteiro em seu site dedicado ao festival e o promoveu extensivamente nos stories do Instagram, conforme apontado pela editora de opiniões globais do The Washington Post, Karen Attiah. (A Glamour UK teve que desativar seus comentários no Instagram na época). O EDM.com também foi pago para promover o festival – seu post incluia uma tag “patrocinada” na parte inferior. A Vogue Arabia escreveu três artigos, embora um só apareça na versão em árabe do site. O principal site americano da Vogue apresentou uma história sobre o estilo de festival da modelo holandesa Imaan Hammam no MDL Beast, mas esse artigo foi excluído.

Dentre os headliners do festival, nomes como Major Lazer, Afrojack, Steve Aoki e J Balvin apareceram, a lista completa pode ser vista no Instagram deles.

E não para por aí

Há dois anos, a Arábia Saudita entrou em ação um plano chamado “Vision 2030” para diversificar sua economia, com US$ 2,7 bilhões reservados para entretenimento, segundo a Billboard. Esses eventos subsidiados pelo governo pagam aos artistas até seis vezes as taxas normais de reserva para se apresentar.

Um dos assuntos mais comentados no backstage do EDC Mexico desse ano, do qual eu estava presente e vi e ouvi os rumores com os meus próprios ouvidos, foi justamente o giro de dinheiro na indústria que esse festival gerou e não só isso, como existe uma indústria paralela por trás dos bastidores. Inclusive foram citados DJs mundialmente famosos que são contratados para festas privadas para o princípe e shakes que recebem absurdos de dinheiros para estarem presentes e disponíveis para o príncipe assim que ele chamar, tendo que cancelar eventos e festivais importantes da cena eletrônica só para conseguirem cumprir seus compromissos com o princípe. Não vou citar nomes, porque não vem ao caso, o fato é, depois de tudo isso vocês duvidam mesmo que Avicii pode ter sido assassinado tentando expor essa indústria? Eu não!