Por que você (como artista) deve estar na internet?

Depois de muitas solicitações e pessoas pedindo para eu disponibilizar as minhas palestras na internet, resolvi abrir uma categoria no blog para falar e marketing digital para artistas e eventos. Nada melhor que começar com uma breve discussão sobre a importância da presença digital efetiva, efetiva porque não adianta nada você estar na internet apenas por estar (ou compartilhar memes!).

ATENÇÃO: Se você já compareceu a minha palestra “Como usar a internet a seu favor”, verá que muita coisa que vou escrever aqui é basicamente o que compartilho por lá, mas não custa nada relembrar, né?

Vamos ao que interessa!

Respondendo a pergunta do título da matéria de uma maneira bem simples poderíamos dizer que QUEM NÃO É VISTO, NÃO É LEMBRADO! Mas isso vai muito além dessa mera resposta, afinal todos nós sabemos que nos dias de hoje, quem não está na internet praticamente não existe (aceita que dói menos!).

#1 Para ser encontrado

Sim, você precisa estar na internet para ser encontrado. Quer resposta mais óbvia que essa? Não tem nada mais frustrante que você ouvir uma música ou assistir um show e quando for procurar esse artista ou pessoa na internet, ela não existe. Ou pior, tem uma conta de instagram com uma foto que foi postada quando a rede social começou ou uma página com um milhão de seguidores e 3 likes e 1 comentário em post.

#2 Para compartilhar seu trabalho

Em meio a tanta informação, vindo de todos os lados, fica difícil saber quando aquele artista que a gente gosta vai lançar uma música nova, um vídeo novo ou até mesmo saber quando ele vai tocar na sua cidade. A internet está aí para te ajudar, hoje até o Spotify te mostra os shows dos artistas que você mais ouve de acordo com a sua localização, por que não usar isso ao seu favor e transformar um clique em uma conversão?

#3 Para trocar experiências com o seu público

Já foi-se o tempo em que um artista era algo intangível e inacessível, o Twitter foi uma das primeiras plataformas a aproximarem artistas e fãs. Basta um mention com o seu nome e seu fã poderá entrar em contato diretamente com você, sem correspondentes. E se você responder? Essa pessoa será catequisada para o resto da vida e se lembrará de você não só como mais um artista, mas alguém que dedicou um tempo do seu dia para lhe dar alguma atenção, o que por conta da internet também torna-se raro e as pessoas estão cada vez mais carentes disso.

*Só cuidado com os bots de comentários, a resposta precisa ser verdadeira ou poderá surtir o efeito oposto.

 

#4 Para vender o seu “peixe”

Detalhe que substituí produto por peixe por mera questão de entendedores entenderão! Não é porque você é um artista, que você deixa de vender um produto. O produto neste caso pode até estar disfarçado, mas no fundo, no fundo, você está vendendo alguma coisa, seja seu lifestyle, seja sua música, seja os produtos da sua lojinha e PRINCIPALMENTE, o ingresso do seu show. Muita gente acha que não é responsabilidade do artista vender ingresso, talvez não como promoter, mas é responsabilidade dele levar pessoas ao seu show, até porque que contratante vai bookar um artista que não vende ingresso? Só se o evento não precise de você e sim você do evento, por isso vemos tantos DJs tocando de graça por aí.

#5 Para trocar experiências com o seu púplico [2]

Não, você não leu errado! Essa tag aparece duas vezes na lista, a explicação é simples na verdade, muitos artistas e marcas se esquecem o que de fato coloca eles na posição de destaque na qual eles estão ou querem chegar, o público. Mesmo depois de você ter a primeira conversa com o público, você deve alimentar essa relação para que ela seja duradoura, quanto mais você dá atenção ao seu público, mais ele se mantém fiel a causa que você está propondo.

Agora que você já sabe o porquê de estar na internet, fique de olho para não perder o próximo post do blog:

Como usar a internet a seu favor:
Por onde eu começo?

“A força do canal, muitas vezes não é uma coisa de quantidade de seguidores, de views, mas é uma cumplicidade com a audiência.”

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