Os desafios dos DJs para se conectarem com os fãs

No início dos anos 2000, as gravadoras eram as grandes encarregadas em divulgar e cuidar das estratégias de marketing para divulgar os artistas. No cenário atual onde não é mais tão necessário ter uma grande label por trás para conseguir se destacar, os artistas precisam ser cada vez mais independentes no que tange a criação de suas estratégias de divulgação. Com a avalanche de conteúdos que vemos nas redes sociais, a dificuldade de se destacar no meio de tantas postagens é cada vez maior e nós como usuários buscamos filtrar o máximo possível do conteúdo que vamos consumir.

Os DJs hoje são muito mais além da música, são verdadeiras empresas e como tais, devem se conectar com seu público consumidor, no caso, os fãs. É muito mais complicado de atingir altos patamares na carreira sem ter uma base de fãs engajada e conectada, não basta apenas fazer uma postagem qualquer no Facebook ou Instagram, é necessário antes pensar na qualidade do conteúdo e na mensagem que será transmitida para que possa gerar o engajamento com os fãs, lembrem que filtramos cada vez mais o que consumimos nas redes sociais e se for um conteúdo sem relevância irá passar batido no meio de tantos outros.

Números são importantes, porém não determinantes. Não é difícil encontrar artistas que possuem uma grande quantidade de seguidores, mas em contrapartida um baixíssimo engajamento com os fãs (likes, comentários, compartilhamentos). Por outro lado também encontramos DJs que possuem excelente engajamento com seus fãs mesmo tendo uma pequena base de seguidores. É bem decepcionante visitar a página ou perfil de um artista, ver que ele tem um alto número de seguidores, porém poucos likes e comentários em seus posts.

Listamos algumas ações que podem ser tomadas para melhorar a conexão com o fãs:
  • No processo de branding, ou seja, a gestão da marca do DJ para que ela fique mais conhecida e desejada pelos fãs, é interessante criar bordões, frases e/ou hashtags que aproximem mais os fãs. Ou seja, criar uma linguagem mais íntima com os fãs, Vinne (foto de capa) fez muito bem isso com a hashtag #MeuBassdoCeu que é bastante usada por seus fãs em postagens pessoais.
  • Alguns fãs são hedonistas, ou seja, buscam pelo prazer imediato, que leva ao prazer de outros sentidos, estimulando as emoções. Para esses fãs, os artistas devem estar atentos à imagem e experiência, uma vez que eles são mais emocionais, a tendência é que prestem atenção nos aspectos visuais em primeiro lugar. Se o prazer for saciado, a fidelização desses fãs será muito mais fácil. Imagine você querer ouvir a música de determinado artista, ir na página dele e no post divulgação da música ter uma imagem de má qualidade e textos com erros de português. Mesmo a música sendo excelente, a experiência não será tão boa quanto poderia ser.
  • As pessoas hoje buscam se conectar com os DJs que possuam estilos de vida bem definidos e que sejam parecidos com os seus. Seja esse lifestyle na forma de se vestir, de agir, de falar, de emitirem opiniões. Quando escolhemos uma festa para ir, pensamos se ela combina com a gente tanto em aspectos de atrações quanto em aspectos visuais. Um bom exemplo para visualizarmos isso é a marca Só Track Boa, encabeçada por Vintage Culture. É mais que apenas uma festa, é um estilo de vida onde as pessoas que vão curtem coisas bem parecidas e se conectam entre si criando uma comunidade que vai além das festas.
  • A geração dos anos 2000 trouxe um novo perfil de fãs, os prosumers, que além de consumir o conteúdo também o produzem. Na ótica da nossa discussão, são os fãs que querem contribuir e participar de alguma forma do universo dos DJs que gostam. São os fãs mais empoderados e engajados, aqueles que podem contribuir diretamente para o sucesso do artista. Criar espaços de interação e trocas de ideias com os fãs, como criar uma playlist e deixar que eles escolham o nome dela ou fazer lives pra conversar com eles e responder perguntas, proporcionar experiências únicas para os fãs mais engajados como por exemplo, dando ingressos e acesso ao backstage de uma gig para conhecer seu ídolo, estimular fãs que possuem habilidades como cantar ou dançar para que gravem vídeos com sua música para depois promovê-lo nas redes sociais são alguns exemplos. Vale salientar que isso tudo deve ser feito de maneira verdadeira e sem interesse, vários DJs viraram amigos de seus maiores fãs por conta de ações como essas.

Essas são algumas das ações que podem fazer os fãs e DJs se conectarem cada vez mais entre si.