Massive X: Confira as novidades do synth da NI e concorra a uma licença original

Totalmente repensado – o MASSIVE X é o sucessor de um sintetizador icônico que ajudou a gerar gêneros inteiros. Embora o termo ‘sucessor’ possa parecer que a atualização veio para substituir o original, a verdade é ambos coexistirão, pois a Native Instruments vê o Massive X como uma adição à família Massive.

Existem muitos recursos familiares, mas o X foi totalmente construído do zero e não compartilha a mesma arquitetura do original. Embora a síntese wavetable exista há anos, o Massive ajudou a popularizá-la na cultura atual da produção musical.

O Massive é um dos synths mais conhecidos e amados da última década. É super versátil, mesmo que na maioria das vezes seja associado ao dubstep e aos subgêneros. Além da sua influência na bass music, inspirou uma geração de sintetizadores, como o igualmente popular Serum, que pegou emprestado fortemente os conceitos de sintetizador wavetable e sistema de modulação do Massive.

Oscillators e Noise

No coração do MASSIVE X, você encontrará a seção do oscilador completamente nova – capaz de produzir mais variações do que alguns sintetizadores inteiros, diretamente na fonte. Escolha entre mais de 170 wavetables e 10 modos diferentes. As wavetables são todas novas, embora haja uma seleção de presets favoritos ‘remasterizados’ do original. Além disso, elas podem ser modificadas de muitas outras maneiras. O original tinha um filtro espectral, algumas variações de “curvatura” e um processador formante. Agora você tem 10 modificadores com vários submodos e controles individuais para distorcer completamente o som no nível do oscilador. Os osciladores principais são complementados por dois geradores de ruído com várias ‘noisetables‘. Como no Massive original, não há capacidade de importar wavetables ou samples.

Filters

A seção principal de filtros apresenta todos os novos modos, incluindo o filtro Monark, do clone do Moog da NI. O filtro Scream clássico do Massive se foi, mas há muitos harmônicos ácidos nos modos Scanner e Croak. O filtro SVF soa como um filtro no estilo SEM. Apesar do nome, possui modos discretos e uma única saída. Os módulos Paralelo e Serial SVF, no entanto, oferecem vários filtros duplos misturados à saída.

Inserts & Effects

A seção de Inserts se beneficia de algumas das atualizações mais interessantes e úteis. Essa é uma área em que você pode adicionar até três módulos adicionais, todos os quais podem ser corrigidos independentemente dentro do mapa de roteamento. Há uma seleção de processadores de efeitos e sinais, incluindo versões atualizadas dos favoritos do Massive original, como o Frequency Shifter e o Bit Crusher.

Osciladores adicionais também podem ser combinados na mix aqui. Existe um oscilador simples de senoide/serra/pulso e um oscilador Phase Mod que é modulado pelo sinal de entrada. O módulo Utility é um par de filtros passa alta/baixa com inclinações variáveis, que podem fornecer tarefas de modelagem de som enquanto deixam o filtro principal para um processamento mais colorido.

Três slots de efeitos adicionais oferecem efeitos principais que podem ser corrigidos de várias maneiras. Alguns, como Reverb e Dimension Expander, compartilham seus nomes com efeitos do Massive original, mas representam um salto significativo na qualidade. Novos destaques são o Quad Chorus e o Nonlinear Lab.

Modulação

O sistema de modulação de assinatura do Massive permanece no Massive X. O original possui quatro envelopes e quatro moduladores multimodo que podem ser alternados entre os modos LFO, Performer e Stepper. O X possui três modos Performer, um Amp Envelope dedicado e mais oito moduladores que podem ser alternados entre envelope e LFO.

Os LFOs estão disponíveis em dois tipos: Random e Switcher. O Switcher fornece tarefas tradicionais de LFO. Ele recebe o nome do dial grande que fornece um método modulável para selecionar a forma do LFO; é como um LFO wavetable.

Envelopes familiares são provenientes do envelope de modulação, mas, novamente, há um controle detalhado sobre cada estágio. Existem várias opções de gate e loop e os modos de reset e Note off. Um tipo de envelope alternativo, o Exciter, fornece funções de liberação de ataque muito rápidas e um modo de envelope bipolar de dois estágios. O que é ótimo para plucks e sons percussivos.

Digital Performer

Os moduladores Performer e Stepper do Massive foram combinados e desenvolvidos nas três novas fontes no modo Performer. Nele você consegue criar envelopes longos e complexos, LFOs personalizados, sequências de etapas e, claro, fazer as coisas acontecerem. O processo de criação é um pouco assustador, com várias ferramentas, editores de formas e configurações para quantizar no tempo e na grade. Se você perseverar, porém, é uma ferramenta incrivelmente flexível e poderosa.

Routing

Conecte qualquer saída a qualquer entrada e veja o que acontece. A configuração intuitiva de roteamento permite essencialmente reconectar partes do MASSIVE X, o que significa que você pode ignorar, enviar feedbacks e enviar áudio da maneira que desejar. Também é possível direcionar moduladores como fontes de áudio, além disso você pode carregar presets aqui também.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas o Massive X vai fazer com que seus sons soem incríveis. Além de ser totalmente modular e versátil, você também pode baixar inúmeros presets. Uma boa dica para quem está começando é carregar algum preset, prestar atenção nas configurações, zerar o programa e tentar recriar o preset, percebendo como cada controle interfere no som.

PROMO

SIM, temos promo! Estamos sorteando uma licença do Massive X. Para participar, siga os passos abaixo:

  1. Compre a faixa Marimai feat. Bea Dummer – Space & Time no Beatport (clique aqui!);
  2. Cadastre-se na nossa comunidade de promos para DJs aqui;
  3. Responda o e-mail de boas vindas como o comprovante de compra da música.

Pronto, você já está participando! O ganhador será sorteado assim que atingirmos 200 inscritos/vendas individuais da música no @assimquerola.

Boa sorte!