Manual de como não ser um c*zão no rolê

Que feliz coincidência <3 Eu estava pensando em escrever um post citando comportamentos masculinos nas baladas e festivais da vida (famoso rolê!) que são inadmissíveis e que realmente incomodam as minas, quando me deparei com o trabalho da Lela Brandão no Instagram, eu sigo ela faz um tempo e tive aquele famoso estalo para conectar os assuntos e deixar esse post ainda mais bonito com suas ilustrações.

 

View this post on Instagram

 

divide o fardo comigo dessa vez 💙

A post shared by Lela Brandão (@lela.brandao) on

Eu trabalho nesse meio desde os 18 anos (8 anos na atividade!) e já passei por poucas e boas, assim como já presenciei cenas com outras meninas que eu gostaria de apagar da minha memória, mas eu nunca fui daquelas que se calam, em nenhuma das situações, sempre comprei a briga e engana-se quem pensa que essa briga é só das minas, essa briga tem que ser de todos.

Por isso, listamos abaixo algumas dicas para você não ser otário e aprender de uma vez por todas a respeitar as minas!

#1 Não puxa as minas

A menos que ela esteja distraída e algo muito perigoso esteja vindo em sua direção, tipo filme mesmo sabe?! Fora isso, NÃO PUXA AS MINAS em hipótese alguma. Não é legal, não é agradável, irrita e é desconfortável quando uma pessoa toma a liberdade de invadir o nosso espaço pessoal, assim como quando for conversar com uma mina, não chega já pegando pela cintura, abraçando e prendendo ela, você pode ser o cara mais gato e confiante, vai se tornar um otário em segundos por esse tipo de comportamento. It’s disgusting!

#2 Não ofende a mina que disser não

Pode parecer exagero e muita gente vai dizer que as pessoas não fazem mais essas coisas, ou a pior de todas, pedir para não generalizar. Mas isso é muito grave, na época que trabalhava em clube tinha uma colega que trabalhava com vários artistas e ela estava no backstage perto de mim quando um cara gigante chegou nela e ela com a maior educação do mundo disse que não, ele não só xingou ela quanto começou a ameaça-la e partir pra cima mesmo, na hora eu chamei a segurança, foram necessários três dos maiores seguranças da casa para conseguir tirar o cara e impedí-lo de agredí-la fisicamente dentro do clube. Gente, isso é BEM SÉRIO, não é frescura e muito menos mimimi e temos que dar a devida importância a esse assunto.

#3 Entenda que a mina não precisa estar comprometida pra te dizer não

A mina não precisa de um motivo específico para dizer não, NÃO É NÃO E PONTO! Muitas meninas dizem que namoram simplesmente para evitar uma insistência desagradável ou até violência, o que é absurdo ainda existir gente que reaja dessa forma. Se seus pais nunca te disseram não e você não sabe lidar com rejeição, amigo vai procurar um psicólogo ou um terapeuta, mas não transforme a vida da menina num inferno por conta dos seus problemas pessoais.

#4 Não pede desculpa pro boy dela

Você mexeu com a mina e percebe que ela está com um boy que pode ser inclusive amigo e não namorado e você pede desculpa pra ele? Uma palavra pra você: BA-BA-CA! É nessas horas que a gente revira os olhos e pensa como os caras podem ser tão idiotas, quando ele mexe com a mina mostra que a vê como um objeto e quando pede desculpas para o boy, mostra que a vê como um objeto que pertence a outra pessoa. MEU, APENAS PAREM! Mexer com alguém não é elogio, elogiar é outra coisa e é feito de outra forma, não é invasivo e nem desrespeitoso como mexer com alguém.

#5 Não chega no casal de minas

“Caro hétero, será que é tão difícil de acreditar que um casal lésbico não existe para satisfazer seus fetiches? Se fosse um casal hétero, você pediria pra participar? Não né?! Respeita as mina!”, comentou a Lela na descrição do post dela no Instagram. Inclusive, quando eu era adolescente, eu e minha amiga falamos para um cara que tava enchendo muito o saco que éramos um casal e que não estávamos interessadas nele, não preciso nem dizer que o efeito foi contrário e muito desrespeitoso né?! Foi constrangedor passar pela situação porque sentimos na pele o que as minas passam, por isso não seja babaca!

Existem muitas outras situações que acontecem e são desagradáveis, mas esse manual foi uma idealização perfeita da Lela Brandão para colocar um pouco de bom senso na cabeça das pessoas, inclusive ele está disponível nos destaques dos stories dela no instagram, segue lá que tem várias ilustras muito daora sobre o tema: @lela.brandao.