Defqon.1: A casa do hardstyle

Que o hardstyle ganhou espaço nos papos sobre música eletrônica, você já sabe. Leu aqui no AQR sobre o debute da categoria no mainstage do Tomorrowland com o DJ Coone e soube também que a label Q-Dance entitulou um palco para si no mesmo evento, mas tem coisas sobre esse universo que você talvez precise saber.

Defqon.1  Já ouviu falar?

Esse é o festival da Q-Dance e seus maiores nomes. Em 2003, em Almeerderstrand, em Almere, o festival iniciou suas atividades e de lá pra frente, bastante coisa interessante pro hardstyle aconteceu. Os, então, mais de quarenta mil lugares no evento que, em 2011, mudou sua sede para Biddinghuizen, nos Países Baixos, passaram a se tornar algo de difícil acesso. Meia hora foi o tempo necessário para que não restasse mais vagas para a edição de 2010.

Seguindo os padrões dos grandes festivais, o Defqon.1 abre suas atividades às sextas feiras com o The Gathering e tem no Sábado e Domingo, dois dias intensos de música. Lembrando que provavelmente você já tenha visto algum vídeo com a cerimônia de encerramento com um show pirotécnico de respeito. Se liga no vídeo de 2017:

Uma década depois, o Defqon.1 conta com 14 palcos, uma lista com mais de 250 artistas e recebe um público na casa das 80.000 pessoas. Números bastante expressivos que fizeram do evento, segundo seus próprios executivos, o maior festival desse gênero pelo mundo.

Alguns momentos foram marcantes, como o retorno do filho pródigo Headhunterz que havia mudado de gênero e retornou ao evento com a track “Destiny” que trata sobre a retomada ao hardstyle. Em 2018, ele e o também consagrado Wildstylez compuseram sob o codinome “Project One”, a música tema, “Maximum Force” que também deu vida à edição.

O Defqon.1 hoje conta com serviços de live-streaming para qualquer região do mundo e foi transmitido ao vivo para a Alemanha em uma rede de televisão local. A edição 2018 aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de Junho e teve esse encerramento histórico.

Para os brasileiros, o representante no line up foi D-Stroyer, reconhecido por praticar o gênero no Brasil.

O festival, que já teve edição na América do Sul, no Chile, em 2015, não nega a possibilidade de maiores expansões pelo mundo em futuro. Se você gostava ou passou a admirar o mundo do hardstyle, fique ligado, quem sabe a gente não possa curtir esse grande festival em breve e como a bandeira deles mesmo diz: “Enjoy Hardstyle”.