Conheça o Soundtrack, a alternativa do Twitch para liberação de músicas na plataforma

Recentemente, o Twitch lançou uma nova plataforma para liberação de música em Beta chamada Soundtrack. A plataforma explodiu nos últimos anos como um lugar ideal para gamers fazerem streaming. Mas com tudo parado desde março e DJs buscando um lugar para transmitir live sets, o Twitch também se tornou esse lugar para esse público. No entanto, a plataforma não tinha um sistema de licenciamento de direitos musicais, o que frustrou usuários de longa data e DJs que chegavam à plataforma. A ideia é que o Soundtrack funcione como um paliativo para alguns.

O Soundtrack já liberou mais de 1 milhão de músicas de artistas independentes para usar em seus streams. Ele está sendo implementado aos poucos e ainda está na fase de seleção de criadores, você pode se inscrever aqui.

As empresas parceiras incluem SoundCloud, Monstercat, DistroKid, CD Baby, EMPIRE, Westwood Recordings, UnitedMasters, Alpha Pup, POPGANG Records, Text Me Records, Dim Mak (Steve Aoki), Create Music Group, Anjunabeats (Above & Beyond), Soundstripe, Future Classic, Songtradr, Nuclear Blast e Chillhop Music. Algumas dessas empresas estão ativas no Twitch há algum tempo.

Haverá curadoria de playlists com essas músicas, além de algumas “infinitas” playlists, que adicionam mais músicas constantemente. De acordo com a Billboard, o acordo cobre transmissões ao vivo em todo o mundo, mas não em clipes ou versões arquivadas.

De propriedade da Amazon, a Twitch está sendo pressionada por grupos de direitos musicais para negociar licenças com as principais gravadoras. A trilha sonora deve aliviar um pouco a pressão por enquanto, mas esses negócios ainda serão grandes no futuro.

COMO AS LABELS OU DISTRIBUIDORAS PODEM SOLICITAR A ADIÇÃO DE SUAS MÚSICAS AO SOUNDTRACK?

As gravadoras e distribuidores que desejarem solicitar contribuição com suas músicas para o Soundtrack podem enviar um ticket de ajuda aqui ou enviar um e-mail para contact-soundtrack@twitch.tv