Como enviar suas músicas para as gravadoras

O começo da internet trouxe não só a possibilidade do download de músicas, como o declínio das gravadoras, as famosas record labels. Muitas pessoas chegaram a acreditar que este seria o fim de uma era. Mas, com a criação do streaming (abençoado streaming), não só as gravadoras se colocaram de volta na rodada, quanto os artistas (depois de muita briga!) voltaram a gerar receita através de suas músicas.

Muitos produtores almejam ter suas tracks lançadas por grandes selos, porém isso não é uma tarefa tão fácil e requer certa preparação antes de finalmente a música ser enviada. Começando pelo trajeto que a música percorre muito antes do fechamento de contrato entre artista e gravadora, são muitos interesses, detalhes, estratégias e deals que devem ser muito bem discutidos.

Major labels (grandes gravadoras, normalmente com presença mundial) geralmente preferem lançar artistas já consolidados, pois terão maior facilidade em divulgar as novas tracks e maior poder de alcance já que o artista tem sua própria base de fãs, o que ajuda muito nas negociações de destaques com as plataformas. Mas não desanime! Essas labels também buscam potenciais talentos desconhecidos que precisem apenas de um empurrão para fazer acontecer, ter uma imagem e presença bem definida nas redes sociais se torna pré-requisito nos dias de hoje, é basicamente o seu “cartão de visita”.

Mas como eu posso me certificar que a minha música será ouvida?

Para que o gerente de A&R (Artistas & Repertório; é a divisão de uma gravadora responsável pela pesquisa de talentos e desenvolvimento artístico dos músicos) ouça sua música, devemos levar em conta que o A&R já trabalha o dia inteiro para garantir o sucesso da sua atual lista de artistas com quem já assinou, limitando seu tempo para ouvir demos, principalmente porque não existe garantia de que o esforço colocado ao ouvi-las irá garantir um retorno imediato e, além disso, grandes gravadoras recebem centenas de demos por dia, então que tal facilitarmos o trabalho do colega?

ATENÇÃO: Mesmo depois de seguir os passos que iremos recomendar, não existem garantias de lançamento, mas com certeza as dicas poderão ajudar a facilitar o processo de escolha quando o A&R da label for ouvir a música.

ANTES DE ENVIAR A SUA MÚSICA

Caso o A&R da label não seja uma pessoa presente no seu network, atente-se para a sua primeira impressão, mesmo que seja por e-mail ao enviar a demo, certifique-se que tudo está devidamente correto. Além disso, considere se sua música dá match com o estilo de som e proposta da gravadora. Verifique também como as labels preferem receber as demos, muitas deixam bem claro se a forma de envio deve ser pelo site ou por email, aqui no Assim Que Rola o envio é feito por e-mail e você encontra essa informação lá na aba de contato, algumas pedem até o formato de arquivo.

Mesmo depois de checarem todos esses pontos, alguns produtores por falta de atenção ou até mesmo preparo acabam prejudicando suas chances. Para que isso não ocorra com você, aqui vão algumas dicas:

#1 ENVIO

A não ser que a label solicite, jamais anexe sua track no e-mail. Essa é uma forma bastante invasiva, leve em consideração a capacidade de armazenamento, você não vai querer ser o cara responsável por superlotar a caixa de e-mail da label, além de sua track ter grandes chances de ser jogada diretamente na lixeira para resolver o problema. Cuidado com downloads também, quanto mais fácil e rápido a experiência do A&R for, melhor. Se você não conseguir ser notado de primeira, pelo menos não terá estragado sua próxima oportunidade.

#2 TRACK

Não mande músicas que não estejam prontas. O A&R não conseguirá julgar uma track que não está sequer mixada ou masterizada, possivelmente ele não irá conseguir determinar o real potencial da sua música, sem dizer que pode dar a entender que sua técnica é fraca. E nem adianta apelar para desculpas como “faltam só uns pequenos detalhes” ou “ainda estou trabalhando nela”, pois não irão te ajudar muito e pode diminuir o interesse do profissional no seu próximo shot. O mesmo se aplica a bootlegs e mashups, nesse caso já existe inclusive o problema legal, pois mesmo que queira a label não poderá lançar sua música.

#3 E-MAIL

Não deixe de escrever algo no e-mail, “ouça minha nova música” não conta, ok? O primeiro filtro pode estar inclusive no e-mail que você escrever, um bom texto introdutório poderá fazer a diferença para ouvirem sua música. Detalhe que estamos falando de qualidade e não quantidade, e-mails longos também serão descartados. Gravadoras internacionais precisam receber o texto pelo menos em inglês, é interessante buscar ajudar com tradutores online, mas não confie totalmente, peça para algum amigo revisar.

O modelo de e-mail a seguir demonstra exatamente o que falamos, é simples e direto, uma apresentação objetiva do artista, uma descrição boa da track e uma defesa do interesse pela label e finalizando muito bem com o link privado do Soundcloud.

BÔNUS:

Seja gentil e fácil de se trabalhar. O pessoal de A&R também tem dias bons e ruins como todos nós. Mesmo que e-mails rudes possam estragar o dia deles, uma dose de gentiliza também pode ajudar. Você não irá querer ser considerado uma pessoa arrogante ou ressentida. O A&R lida diariamente com inúmeros artistas, por isso, ser difícil de trabalhar com eles não irá aumentar suas chances de ser escolhido no meio de milhares. Então lembre-se, mesmo quando as coisas não acontecerem do seu jeito, lembre-se que gentiliza gera gentileza. Valerá a pena na construção do relacionamento a longo prazo.

Lidando com a rejeição

A grande maioria das demos acaba sem ser assinada, é triste mas é uma verdade. Isso significa que o envio de demos pode ser um processo muito estressante, especialmente quando assinar com um selo é algo que você almeja por tanto tempo. Não se apegue ao número de rejeições, você não deve deixar que isso lhe afete negativamente. Afinal, todo “não” é uma oportunidade para se evoluir.

Sempre que sua música for rejeitada, tente pensar no que você poderia ter feito de forma diferente. Coisas que tornariam sua track ainda melhor. O começo da música foi forte o suficiente para prender o ouvinte até o final e despertar interesse de ouvir novamente? Ela se destacou sobre outras faixas do mesmo gênero ou foi um pouco genérica demais? Tente aprender com sua própria análise e com o feedback dos seus amigos, especialmente os que produzem e que você confia. Isso ajudará você a se tornar um produtor melhor.

O caminho para ser assinado é difícil, mas quanto mais você aprende, melhor a chance de se ter sucesso no final. Determinação é fundamental.

P.S. Além disso, a resposta da gravadora pode demorar meses, certifique-se de usar um e-mail válido e que você o verifique periodicamente.

No mais, BOA SORTE!