Como distribuir suas músicas nas plataformas de streaming

Acho que se eu tivesse que nomear um tema pelo qual eu mais recebo dúvidas, com certeza seria esse: “Como eu faço para subir minha música no Spotify?”. Por isso,  resolvi desvendar todo esse processo do lançamento de músicas independetes através desse post, desde os primeiros passos necessários até o momento em que sua track se torna disponível nas plataformas, seja lá qual for o seu objetivo, lançar sua música ou label.

Mas antes, acho válido lembrar que você só poderá distribuir músicas originais. Qualquer outra definição como remix, covers ou outras versões, deverão ser licenciadas pelos detentores dos direitos autorais da obra em questão.

Feito isso, acho que podemos seguir! Confira o passo a passo:

#1 Associar-se a UBC ou Abrahmus

Ambas são associações sem fins lucrativos que defendem e promovem os interesses de músicos e compositores titulares de direitos autorais junto ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), além de serem as responsáveis pelos rendimentos gerados por vias de execução pública. São essas associações, as responsáveis pelo repasse do direito de rendimentos por vias de execução da obra musical em locais de frequência coletiva, inclusive por transmissão, radiodifusão ou exibição cinematográfica. Por exemplo: o uso de suas obras em shows ao vivo, em transmissões de rádio ou tv ou bares e restaurantes.

É importante saber que existem duas formas de rendimentos com direitos de suas músicas, além da execução pública, temos o fenomecânico, este direito se refere à reprodução ou distribuição de obras gravadas em qualquer tipo de suporte ou arquivo digital e normalmente é repassado pela distribuidora (vamos falar mais disso adiante).

Fonte: UBC.

Por que eu devo me associar?

Porque é através do seu login, que você conseguirá gerar o ISRC da música pelo cadastro da obra e de todos os seus participantes. O ISRC (abreviação de International Standard Recording Code ou Código de Gravação Padrão Internacional — definido pela ISO 3901), é um padrão internacional de código para identificar de forma única gravações sonoras e de video, é como se fosse o número do RG da música e cada versão tem o seu próprio (por exemplo, Extended e Radio Edit), nele contém todos os dados de quem faz a editoração da música e dos artistas,  tanto intérpretes como compositores.

Mesmo se você for lançar por uma gravadora (normalmente eles emitem o ISRC da música, fazemos isso aqui no Assim Que Rola), você vai precisar estar cadastrado para receber os rendimentos de execução pública. Lembrando que isso não é feito de forma automática, então toda vez que você fizer um show ou sua música for tocada por algum outro artista, você ou sua equipe precisará juntar esse material (flyer, gravação do set, setlist, etc) e enviar para a sua associação recolher esse pagamento, muitos artistas não fazem isso e o dinheiro acaba ficando retido nos órgãos públicos.

Aqui no Assim Que Rola usamos a UBC desde o começo, como eu nunca usei a Abrahmus, não consigo optar sobre a diferença entre as duas (se alguém quiser colaborar, manda uma mensagem pra gente!).

P.S. O cadastro leva em torno de 30 dias para ser concluído e você só conseguirá gerar o ISRC com o cadastro finalizado, providencie isso antes de seguir com os próximos passos, algumas distribuidoras criam o ISRC automático, o que não é aconselhado (depois não diga que não avisamos!).

#2 Separando os Arquivos

Depois de se associar e cadastrar a sua obra, você irá gerar os ISRCs separados para cada versão que pretende lançar junto com os formatos das tracks e as respectivas capas. Todas as distribuidoras que já trabalhei, pediam os arquivos de áudio em formato WAV, já para as capas, os arquivos devem ser em JPG, quadrado perfeito de pelo menos 1600 x 1600 pixels (algumas distribuidoras pedem pelo menos 3000 x 3000, melhor fazer maior do que menor), high quality de modo RGB e se você for distribuir para Amazon on Demand (para capas de CDs impressos), você precisará de uma resolução de 300 DPI.

ATENÇÃO: Jamais coloque na capa link de redes sociais, códigos de barras ou informações extras que não sejam: Nome do Artista (conforme informações enviadas), Nome da Música e Label (opcional).

#3 Escolhendo a distribuidora

Existem inúmeras distribuidoras no mercado, algumas com mais vantagens nas negociações com as plataformas e outras apenas para subirem suas músicas mesmo. O fato é que todas vão servir para subir sua música nas plataformas (não esqueça de conferir a lista de plataformas que cada distribuidora atua e se oferece, por exemplo, recursos extras como Tik Tok e ringtones, de acordo com as suas necessidades).

Dependendo dos seus resultados, você pode conseguir deals melhores, tudo vai depender do seu alcance. Algumas plataformas não cobram porcentagem em cima das vendas, cobram apenas uma taxa pelo serviço, como o TuneCore, o CD Baby, outras mais rebustas já cobram de 20% a 30% em cima dos rendimentos da distribuição, mas elas também oferecem diferenciais como os pitchings editoriais com as plataformas. Os valores variam entre $10 ou R$ 50 para a maioria delas.

Plataformas que já trabalhamos e indicamos:
  • Altafonte (Distribuidora da Espanha que atende o Assim Que Rola e nos foi indicada pelo próprio Spotify, estamos com eles desde o começo);
  • OneRPM (Vintage Culture), trabalha com as duas opções de pagamento por lançamento ou acordos com porcentagem;
  • AWAL (deadmau5, Finneas, LAUV) é uma distribuidora de Londres, a usabilidade da ferramenta deles foi a melhor que testamos até agora, depende de aprovação para o acesso, mas não tem entrada no mercado nacional;
Plataformas conhecidas e outras opções para comparativo:
  • TuneCore (RUSS cita no seu livro “it’s all in your head”) e oferece licença de covers;
  • CD Baby segundo o Wikipedia, maior distribuidora on-line de música independente do mundo, tive um cliente que trabalhava com eles e gostava, nunca vi nenhum pitching considerável;
  • Distrokid (Americana e elogiada por Ludacris, pelo menos é o que diz no site), conheço pessoas que trabalham com eles, mas também nunca vi um pitching considerável deles, posso estar errada.

#4 Informações e biografia

Quando você subir a faixa e cover art da música na distribuidora, você precisará preencher o máximo de informações possíveis, além dos dados da música, o ISRC, você precisará fornecer material para que a distribuidora possa realizar um bom pitching com as plataformas. A qualidade da música é importante (obviamente!), mas antes de ouvir a sua música, os editores e curadores (tanto da distribuidora, quanto das plataformas como o Spotify), vão precisar de material sobre você e sobre a música, principalmente se você quiser a chance de figurar em alguma playlist de uma plataforma, ganhar algum destaque do seu lançamento ou usufruir das estratégias de promoções da sua distribuidora.

Não deixe de preparar uma biografia sobre você ou sobre o artista, além de um texto de lançamento da música, caso você não consiga executar essa tarefa, contrate algum profissional de assessoria de imprensa ou jornalista para a criação desse material.

#5 Escolhendo a data de lançamento

Existem inúmeros situações que devem ser consideradas na escolha da data do lançamento, como por exemplo:

  • Pessoais (datas especiais ou significativas, de comemoração);
  • Influências sobrenaturais (mercúrio retrógrado, rindo de nervoso!);
  • Dia internacional definido para lançamentos (sexta-feira);
  • Atualização de playlists;
  • Situações que podem concorrer com o seu lançamento (fatores que fogem do seu controle, como catástrofes, eleição, grandes eventos);
  • Lançamentos concorrentes agendados para a mesma data (não obrigue as plataformas a terem que escolher, ambos acabam perdendo nesses casos e dividindo a atenção do público);

Leve em consideração também que as distribuidoras pedem pelo menos 30 dias depois que você subir a música na plataforma para fazer um pitching mais efetivo, o mínimo seria duas semanas, menos que isso você corre riscos, como por exemplo, não dar tempo de todas as plataformas receberem sua música.

#6 Pre Save e Release

Agora que  você já distribuiu suas músicas, espere uma semana ou duas e solicite os códigos ID de cada plataforma, URI do Spotify ou links da sua música e do seu perfil nas plataformas. Feito isso, confira nosso post “Como criar uma campanha de pre save” e nossas “5 dicas para uma campanha de pre save eficaz”. Aí é só esperar o lançamento e terminar o processo em “Como verificar o seu perfil no Spotify, Deezer e Apple Music.

UFA! Espero que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas, caso ainda não tenha entendido algo nesse processo, manda uma mensagem pra gente e boa sorte no seu lançamento 🚀