O Quadro de Memórias de Avicii e seus fãs

Memórias ainda são a melhor maneira de ignorar as questões físicas da vida que nos impõe a insuportável tarefa de sentir saudades. Não se toca, não se enxerga ou percebe, mas esse conceito imaterial é dos mais selvagens que transitam na vida de cada um. Seja pelo ente que não se vê mais no sofá de casa, da escola que servia de refúgio na adolescência rebelde, do campinho pra brincar com os amigos, daquela primeira paixão que fez da desilusão uma amiga muito íntima e indesejada. As memórias alimentam as coisas boas, requalificam a proteção contras as ruins. Elas precisam ser cultivadas todos os dias.

A família do Avicii, o Tim de todo fã de musica eletrônica, ajudou nessa missão.

O “The Avicii Memory Board – In loving memory” foi lançado pela família do DJ no mesmo endereço digital que abrigou o site oficial dele ao longo da carreira, o avicii.com, com o intuito acalentador de reunir um espaço em que os fãs – todos nós que reunimos histórias com as músicas, os shows, os grandes momentos ao lado dele – possam depositar as memórias e compartilhá-las com o mundo, dando ao coração com saudades uma maneira material de reviver, pelo menos um pouquinho do que foi vivido.

É emocionante! O website se apresenta com um pequeno texto escrito pelos familiares para explicar a motivação que deu vida a esse projeto:

“Tim juntou pessoas em incontáveis memórias ao redor do mundo todo com sua música. Nós criamos este espaço para que você pudesse compartilhar suas memórias com todos nós e mostrar ao mundo o que Avicii significou para você. Sua música e suas memórias serão eternas.”

 

E dizem muito bem. Existem inúmeras pessoas que, como esse que aqui escreve esse texto, reúnem em suas vidas alguns significados gigantescos que vieram pela obra de Avicii. A música que faz lembrar de quem se ama, de uma noite gloriosa, de uma bad que só melhorou quando aquele drop chacoalhou os fones de ouvido. Significados muito íntimos que normalmente ficariam guardados carinhosamente no coração de cada um. Ficariam.

Não demora para que a navegação pelo portal te conduza a um espaço que lembra os murais, com frases, pequenos textos, fotos, lembranças que chegam de todo canto do mundo. É uma comunhão de saudades que, juntas, fazem um pouco menos dolorido. Dividir faz bem.

Avicii dividiu com o mundo a arte que ele teve de sobra. Agora, o mundo retribui em tributo.