5 dicas para uma campanha de pre save eficaz

Você já deve ter reparado que ultimamente os seus artistas favoritos começam a divulgar suas músicas com um certo tempo de antecedência, né? Se antes eles postavam apenas um teaser do clipe ou um trecho da música para despertar a curiosidade/desejo, agora eles utilizam de uma estratégia que chamamos de Pre-Save, que normalmente rola em 4 das principais plataformas de música atualmente: Spotify, Apple Music, Deezer e Amazon.

Como funciona o pre save?

Como o próprio nome já diz, os fãs “pré-salvam” as músicas nas suas bibliotecas virtuais antes do seu lançamento, para o artista isso impulsiona o número de plays logo nos primeiros dias e ajuda também nos charts das plataformas, além de outros recursos que vamos falar adiante nesse post.

Por exemplo, a nova música do Vintage Culture em parceria com Adam K e MKLA será lançada no dia 17 de janeiro e está em #8 nas tracks mais salvas no Spotify segundo o 1001tracklists.

Por que devo fazer o pre save?

Como fã, quando você faz o pre save você não corre o risco de esquecer do lançamento da música e acaba escutando primeiro já que assim que a música for lançada estará disponível na plataforma que você salvou, de acordo com o fuso horário do país que você está.

Como artista, as chances de o seu público dar play na sua música logo nos primeiros dias  de lançamento aumentam muito quando a pessoa já deu o pre-save, já que automaticamente a música entra para a biblioteca do usuário. Sem dizer, que o número de pessoas com a música salva na biblioteca ou em playlists próprias impulsiona orgânicamente a música nos charts, aumentando as chances de conseguir destaques em playlists.

Algumas plataformas que oferecem o serviço de pre-save (já existem várias no mercado!), disponibilizam outros recursos, como incluir playlists suas para que automaticamente o usuário comece a seguir ou seguir o próprio perfil do artista na plataforma, função apenas para o Spotify e Deezer já que Apple Music não tem esse recurso de seguir o perfil do artista.

Vamos as dicas?

Com tantos recursos disponíveis, você não vai querer perder nenhuma oportunidade, certo? Por isso preparamos uma lista com 5 formas de tornar a sua campanha de pre save mais eficaz e assim impulsionar o lançamento da sua música nas plataformas. Check it out!

#1 Ter o seu perfil verificado como Artista

Quando você tem o seu perfil verificado, além de poder trocar capa e criar playlists oficiais, as plataformas disponibilizam alguns recursos extras. No Spotify, por exemplo, já é possível enviar sua música para a curadoria da plataforma direto pelo Spotify for Artists. Falando nisso, já viu o nosso passo a passo para fazer a verificação no Spotify? Leia aqui.

#2 Playlists do Artista

Use o pre save como aliado na hora de conquistar seguidores nas suas playlists! Não espere pelas oficiais como a “This is” do Spotify e a “Essencials” da Apple Music, é claro que se você já tem essas playlists criadas (atualmente elas são criadas automaticamente assim que o artista alcança certos requisitos na plataforma!), você dará preferência a elas. Mas se não tiver, crie suas próprias playlists e compartilhe com os seus fãs. Além de tudo, os usuários que não são premium tem dificuldades de ouvir músicas recém lançadas porque ao dar o play no perfil do artista a plataforma vai executar as músicas no modo aleátorio, o que pode demorar e fazer o ouvinte perder a paciência. Já na playlist, a execucão para esse tipo de usuário se torna mais fácil, prática e prazerosa!

#3 GIVEAWAY

As famosas promoções! Se você ainda não tem uma fan base forte e estruturada, pode sentir dificuldade em atingir o resultado esperado logo de cara em uma campanha pre-save. Logo, precisará criar ações para incentivar o seu público alvo a realizar a conversão, nesse caso o pre save em si. Antes de tudo, tente se colocar no lugar do seu público e pense no que faria você executar a ação proposta. Seja dar o pre save ou seguir um perfil, as pessoas precisam se sentir gratificadas com a ação, muitas vezes você não precisa oferecer em troca algo físico, pode ser uma experiência criativa que gere valor agregado, normalmente funciona melhor com ações que sejam impagáveis, daqueles que o ganhador não pode comprar mesmo!

#4 E-mail Marketing

Muita gente tem dificuldade de começar a estruturar uma base de leads sólida, ou seja, uma lista de pessoas que converteram (executaram alguma ação) relacionada a sua marca. Mas esquecem que várias ações no nosso meio geram leads, como por exemplo comprar o ingresso de um evento ou nesse caso, o nosso amigo pre save. Não ignore o bom e velho e-mail marketing! Além de ser uma estratégia com o custo x benefício muito bom, com as estratégias certas você pode usá-lo para se aproximar dos seus fãs. Salve todas as listas de e-mails que suas campanhas de pre save gerarem e assim que puder, pense em trabalhar seu e-mail marketing. Aqui no Assim Que Rola trabalhamos com o RD Station da Resultados Digitais, porque além de plataforma de disparo de e-mail ainda oferece uma série de recursos de Inbound Marketing como segmentação de leads, criação de landing pages e fluxos de automação.

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#5 Pixel de Rastreamento

Não, não é aquele da câmera ou aquele que define a imagem do seu computador. O pixel que estamos falando é uma linha de código que você insere em páginas da internet para rastrear o comportamento/conversão de leads. Atualmente trabalhamos com o pixel do Facebook e o do Google e já existe a possibilidade de integrá-los atráves da ferramenta do Google Tag Manager. Com o pixel instalado na sua página de pre-save, você consegue identificar o perfil do usuário no Facebook e gerar audiências e campanhas de remarketing através dele, aumentando sua base de audiências nas redes sociais. Algumas plataformas já oferecem a possibilidade de inserir o código na própria criação da campanha de pre save, mas você vai precisar ter o código criado e vinculado a sua conta de anúncio.

A plataforma que usamos para o pre-save é a presave.io, mas existem muitas outras como a do smartURL. Analise os recursos e faça um comparativo dos benefícios que mais se adequam as suas necessidades antes de decidir qual plataforma você irá usar.

Curtiram as nossas dicas?! Não esqueçam de dar o pre save na música Deep Inside of Me, campanha assinada pelo Assim Que Rola 😎E se tiverem alguma dúvida sobre campanhas de pre-save, você pode enviar um email para contato@assimquerola.com.br que ficaremos felizes em ajudar!