5 dicas para sair do loop e finalizar uma música

Nós como produtores adoramos começar novas músicas, mas muitas vezes terminá-las pode ser uma tarefa difícil e maçante. Quando comecei a produzir, passava semanas trabalhando na mesma track, tentando deixá-la o mais perfeito possível com o conhecimento que tinha, até que chegava a hora em que já tinha utilizado tudo que sabia e a track ainda assim não estava da forma que eu gostaria. Com o passar do tempo fui vendo que passar muito tempo trabalhando na mesma música pode acabar fazendo com que a gente perca o interesse por ela e parta pra outra ideia musical sem finalizar a anterior.

Separamos 5 dicas que se colocadas em prática, podem ajudar você a terminar aqueles projetos que estão no loop há um tempão.

#1 Tenha um calendário

Antes eu simplesmente começava uma track e ia produzindo aos poucos, sem muita pressa e organização, ouvindo-a várias e várias vezes e acabava que eu enjoava dela e a deixava de lado. Daí surgiu a ideia de fazer um calendário e colar na parede na frente do PC em que produzo. Depois que fiz isso, minha produtividade aumentou muito e passei a me cobrar ainda mais, com o ele consegui finalizar mais tracks em bem menos tempo do que antes. O meu calendário especificamente tem dos dias 1 ao 31 fixos e post-its (que substituo mês a mês) referentes a cada dia, assim eu consigo escrever o que produzi no dia e também estabelecer uma data para terminar tudo, então quando percebo que estou demorando além do que eu tinha como meta, dou uma acelerada maior. Estabeleci para mim mesmo que iria começar e terminar uma música a cada semana, às vezes acabava antes e às vezes pouco depois, mas nunca num espaço de tempo muito maior que a minha meta inicial.

#2 Tenha Foco

Querer trabalhar em vários elementos da música ao mesmo tempo pode acabar embolando tudo, inclusive a mix final. Siga um fluxo de produção. Se você está trabalhando no grupo do bass termine o processamento todo antes de partir para a bateria e assim por diante. Quando você terminar todos os elementos e grupos, daí pode voltar e ajustar algum detalhe que possa estar faltando.

É muito fácil nos distrairmos quando estamos procurando samples de elementos específicos. Às vezes você tá procurando um timbre de bass e quando percebe já está testando timbres de leads que esbarrou no meio do caminho e para não perdê-los de vista, já parte para o grupo dos leads, esquecendo do bass, que era o foco inicial. A chance de acabar fazendo várias coisas “mais ou menos” é muito grande do que se focar exclusivamente num elemento.

#3 Feche todas as distrações ao seu redor

Hoje temos o hábito de ficar o tempo todo olhando o Whatsapp, Facebook, Instagram.  Muitas vezes checamos mesmo que não tenha nada lá nos esperando para responder. Imagine que você está com uma vontade enorme de produzir, daí começa, passa 30 minutos em foco total e daí vai pro Facebook e acaba esbarrando em algum vídeo aleatório que vai te consumir um tempo. Esse tempo pode ser fatal para que sua produtividade e vontade de produzir naquele momento caiam e até faça você fechar o seu DAW e ir fazer outra coisa “mais interessante” do que você havia programado para aquele momento.

#4 Termine independente do conhecimento que tiver

Uma coisa que eu fazia era ir produzindo a track e quando eu parava por alguma limitação de conhecimento que precisava ser aplicada, ia ver algum tutorial ou aula para aprender aquela etapa e aí só depois voltar pra produzir o restante. Nesse processo eu perdia bastante tempo, enjoava da música e acontecia a famosa auto sabotagem de achar que eu não iria saber como terminar as tracks e isso desmotivava bastante. Acredito que muitos passam por essa fase quando estão no início e algo que me ajudou foi simplesmente finalizar a música independentemente do conhecimento que eu tinha. Muitas vezes eu queria saber tudo para daí então ir produzir, mas na prática isso é difícil de aplicar. Passei a simplesmente terminar as tracks e partir pras outras sem me apegar se estavam “perfeitas” ou não. Notei que eu acabava aprendendo bastante porque ia até o final do processo, fazendo a mix e a master da música, mesmo não sendo um profissional no assunto. Para mim só o ato de terminar já era instigante e gratificante.

#5 Aprenda a deletar

Muitas vezes a famosa frase “menos é mais” se aplica perfeitamente na produção musical. Achamos que quanto mais canais a música tiver, mais “completa” ela ficará. Não existe regra, mas às vezes o que está impedindo de você acabar a música são aqueles canais a mais que foram adicionados e que não estão fazendo tanto efeito positivo na track quanto se gostaria. Pelo contrário, eles podem estar prejudicando ainda mais a sua mix e gerar mais trabalho para tentar solucionar os conflitos de frequências. Deletar esses canais e elementos dispensáveis pode salvar a sua música e dar uma nova vida pra ela.

Boa sorte nas produções e acredito que se aplicadas, as dicas acima podem ajudar a aumentar a sua produtividade bastante e te fazer conseguir finalizar mais músicas.