5 dicas para começar a estudar produção musical sozinho

Não sei quantos de vocês sabem, mas eu estou estudando produção musical. Assim como muitos outros que eu conheço, algumas pessoas preferem se aventurar sozinhas nessa jornada de “self-teacher”. O caminho que pode ser muito mais difícil, pode no entanto render grandes frutos, afinal é preciso muita disciplina acima de tudo. Resolvi dar uma mãozinha e dar algumas dicas pra galera que quer começar de algum jeito.

#1 Escolha o DAW

Baixe a versão trial do Ableton, do Logic ou de qualquer outro software de sua preferência. Se você for bom no inglês (ou se tiver paciência para ler com um dicionário do lado) leia o manual de instruções. Lá tem muitas dicas e basicamente ensina tudo que você precisa saber para usar a plataforma, inclusive os comandos e atalhos para transformar a sua experiência com o software mais fácil e rápida.

#2 Estude Teoria Musical

(melhor ainda se você resolver aprender a tocar um instrumento musical)

Você vai precisar dela em algum momento (da teoria musical!), então é melhor já ir se preparando. Estude as escalas, os acordes, inversão de acordes, entenda a lógica para depois usar as ferramentas de criação. Também é possível aprender a tocar um instrumento sozinho, minha dica aqui é aderir ao Yousician, um aplicativo que tem como slogan “Your Personal Music Teacher” e te ensina Guitarra, Baixo, Piano e Ukulele, mas vai além de simplesmente seguir as notas musicas como um Guita Hero da vida, te dá uma noção muito boa de teoria musical. O único problema é que está disponível apenas em inglês, mas novamente, se você for dedicado, vai tirar de letra.

#3 Assista Aulas ou Tutoriais na internet

Tem muito conteúdo no YouTube, acredito que em todos os idiomas, infelizmente ainda temos mais conteúdo em Inglês do que Português. Uma boa dica é o Lynda.com, um site com aulas online de todos os tipos, incluindo Marketing Digital, Fotografia, Edição de Vídeo, Áudio e Música, tem até teoria musical lá. Vale conferir e testar durante o período trial.

#4 Trabalhe com as ferramentas que você tem

Quem não tem cão caça com gato! Uma das frases que ficaram marcadas na minha cabeça na época de faculdade foi o que um professor de Design Gráfico nos disse uma vez: “Se você não sabe como criar uma textura de papel amassado no Photoshop, mas tem um velho scanner em casa, pegue uma folha de papel, amasse, escaneie e transfira para a ferramenta”.  Na música é assim também, se você não sabe como produzir determinado som, crie formas de fazê-lo. O mesmo aconteceu ao assistir a Sinfonia de São Paulo, eles queriam adicionar um ruído que representasse uma música sendo tocada no vinil, o que eles fizeram durante a performance? Colocaram uma pessoa amaçando papel celofane em frente a um microfone. Think outside of the box!

DICA EXTRA: Não invista em equipamento antes de ter certeza do que você quer e precisa.

#5 Pratique e Arrisque

No final das contas, a gente só aprende botando a mão na massa mesmo, não adianta. Quanto mais você pratica, melhor fica. Existem inúmeros jeitos de fazer a mesma coisa, descubra o seu jeito, o que é mais fácil para você e invista seu tempo e esforço. Não desista, demora para começar a ver algum resultado, mas o sentimento de ver isso acontecendo é imensurável.

Boa sorte e quando você se sentir pronto, compartilhe suas demos com a gente lá na página “Contato“.

Tem alguma dica para compartilhar com a galera? Deixa aqui nos comentários.